SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 21 de março de 2020

Sesap confirma cinco novos casos de Covid-19 e RN passa a ter seis confirmados


Em nota conjunta divulgada na noite desta sexta-feira, 20, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e as Secretarias Municipais de Saúde de Natal e Parnamirim constataram mais cinco casos do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte. Deste modo, o estado passa a ter seis casos confirmados da doença.

Leia íntegra da nota:

NOTA INFORMATIVA Nº 04/2020 – SUVIGE/CPS/SESAP-RN

NOTA CONJUNTA – SESAP-RN/SMS NATAL/SMS PARNAMIRIM

A Secretaria de Estado da Saúde Pública e as Secretarias Municipais de Saúde de Natal e Parnamirim, na noite desta sexta-feira (20/03), vêm a público informar que exames laboratoriais realizados constatam cinco casos do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte, portando o Estado passa a ter seis casos confirmados.

Ressaltamos que no dia de hoje o Laboratório Central de Saúde Pública do RN iniciou a realização de testes para o novo coronavírus (Covid-19), os quais foram validados pelo Instituto Evandro Chagas e Biomanguinhos. Quatro testes deram resultado positivo para isolamento viral do SARS-CoV-2; desses, três casos são do municípios de Natal e um caso do município de Parnamirim.

O primeiro caso confirmado por Covid-19 é de Parnamirim. Trata-se de paciente com 31 anos, do sexo masculino, com histórico de viagem a Fortaleza e que teve contato com estrangeiros. Ele passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas.

Três confirmações de munícipes de Natal são respectivamente de paciente de 30 anos, do sexo masculino, com histórico de contato com caso suspeito por Covid-19; paciente com histórico de contato com caso suspeito, de 49 anos, do sexo feminino; paciente com histórico de viagem ao Rio de Janeiro e Santa Catarina, de 37 anos do sexo feminino. Os referidos pacientes passam bem e também seguem as recomendações de isolamento preconizadas em Natal, onde residem.

O quinto caso é de paciente do sexo masculino, de 70 anos, com histórico de contato com caso suspeito. Ao apresentar sintomas realizou exame em laboratório privado e o resultado foi notificado nesta sexta-feira (20) à equipe de epidemiologia do município de Natal. O paciente vem cumprindo as recomendações de isolamento desde que passou a sentir os sintomas.

Destacamos que desde a notificação, todas as medidas de controle e prevenção da doença vêm sendo tomadas pelas Secretarias de Estado e Secretarias Municipais de Saúde de Natal e Parnamirim.

Importante destacar que com as confirmações de dois casos acima relatados, evidencia-se transmissão local no RN – quando ocorre de pessoa a pessoa. Contudo, no dia de hoje, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 454/GM-MS, declarou em todo o território nacional o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19). Dessa forma, seguindo orientação do Ministério da Saúde, esclarecemos que a partir deste momento só serão realizados os exames (coleta de amostras) em pacientes graves hospitalizados, adotando-se estratégias de mitigação da propagação do vírus.

As Secretarias reforçam a necessidade da população manter as medidas de higiene que protegem não só para a covid-19, mas para diversos vírus de transmissão

respiratória que circulam em nosso território. Os potiguares também devem ficar atentos às informações oficiais, evitando propagar fake news, e principalmente seguindo as recomendações de medidas preventivas decretadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e pelo Governo Federal.

Por fim, a Sesap-RN e as SMS Natal e Parnamirim reafirmam que seguem, junto aos abnegados profissionais de Saúde do RN, num esforço concentrado para garantir as informações necessárias para a prevenção e o atendimento necessários ao combate da doença. Este não é um momento para pânico.

O Governo do RN está intensificando a articulação com os municípios para operacionalizar o plano de contingência que prevê a ampliação das ações assistenciais, de vigilância e de educação em saúde. Lembrem-se: se puder, fique em casa.

Natal, 20 de março de 2020.

Cipriano Maia de Vaconcelos

Secretário de Estado da Saúde Pública do RN

George Antunes de Oliveira

Secretário Municipal de Saúde do Natal

Terezinha Guedes Rêgo de Oliveira

Secretário Municipal de Saúde de Parnamirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente