SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

De Boa no Enem: psicóloga dá dicas para candidatos manter a calma e enfrentar provas de cálculos

Corpo suando frio, pensamentos negativos e batimentos cardíacos acelerados. Estas são algumas das sensações de muitos estudantes ao se depararem com questões de cálculos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, são 90 exercícios, divididos entre as áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que serão aplicados no próximo domingo (24).

 

Para os especialistas, a palavra de ordem é: calma. Além da preparação de estudos e conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, é preciso ser otimista, buscar alternativas para reduzir a ansiedade e dissipar o nervosismo impostos pela expectativa das provas, cuja realização acontece em meio à pandemia da Covid-19.

“A ansiedade manifestada pelo estudante pode ter relação com imaginar que a prova é algo impossível de conseguir fazer e que, dessa forma, ele não tem a capacidade para realizá-la da forma devida. Além disso, vivemos em um momento atípico. O cenário atual agrava ainda mais a saúde mental dos candidatos, pois além das preocupações relacionadas aos conteúdos das provas, eles direcionam preocupações em relação à própria saúde”, explica a psicóloga Ana Izabel Oliveira.

 

Ter uma boa noite de sono, uma alimentação balanceada e preencher o dia com atividades de lazer para ocupar a mente e não pensar na prova constantemente estão entre as principais recomendações para a véspera do Enem. Já para o momento da resolução das questões, a dica primordial é observar a respiração.

 

“Uma dica importante é não se cobrar tanto. Se sentir que não está conseguindo responder as questões, não por falta de conhecimento, mas por dificuldade de pensar com clareza, uma sugestão é parar um pouco a prova e concentrar-se na própria respiração. Durante esse processo, o estudante também pode alongar-se na cadeira. Dessa forma, será possível refletir sobre o que pode ser realizado naquele momento. Caso perceba que está muito nervoso, pode pensar que aquelas são somente mais algumas questões que você está resolvendo, podendo, dessa forma, aliviar a tensão”, complementa.

 

Enem Digital

 

Esperado por muitos candidatos, o Enem Digital será realizado de forma inédita nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Rio Grande do Norte conta com 2.126 inscritos. Para conferir seu local de prova, clique aqui.

 

Para esse público que segue na expectativa das provas, a principal recomendação é saber lidar corretamente com a tecnologia. “Como o estudante ficará muito tempo diante da tela resolvendo as questões, a dica é se preparar para isso. Se possível, busque estudar diante do computador, revisando, lendo e escrevendo resumos. Neste momento, é importante investir em se preparar de todas as formas possíveis para o momento da prova”, frisa Ana Izabel Oliveira, que também é professora de psicologia da Universidade Potiguar (UnP).


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente