SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 2 de agosto de 2011

SEMINÁRIO DO “CONEXÕES DE SABERES” INTERIORIZA ATIVIDADES ACADÊMICAS

A região do Sertão Central do Rio Grande do Norte foi palco de encontro de diversas delegações de estudantes do Programa Conexões de Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares, além dos Grupos do Programa de Educação Tutorial - PET e PET Conexões da UFRN, UFRPE, UFRGS, além da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e estudantes da UERN. O Seminário Estadual do Programa Conexões de Saberes, realizado pela UFERSA Angicos, entre os dias 27 e 29 de julho, confraternizou os trabalhos oferecidos pelo Programa com o objetivo de fortalecer as políticas de extensão das universidades participantes.

 Com temática “Universidade: reflexões, saberes e cidadania”, a programação contou com diferentes formas de apresentações, debates e intercâmbios entre conexistas, petistas, professores, funcionários, comunidade e movimentos sociais que se interessam na política do ensino, pesquisa e extensão na universidade. “Durante três dias de evento tivemos mesas redondas, grupos de debates, sessões de relatos de experiências, rodas de conversas, apresentações em banners e várias atividades culturais como teatro, música e dança”, explicou a coordenadora do Programa Conexões de Saberes da UFERSA, professora Ady Canário.

BANNERS - Quem participou do evento ou simplesmente visitou a UFERSA Angicos durante o Seminário, pôde acompanhar as ações dos programas do Conexão de Saberes das diversas universidades que compartilharam a troca de conhecimentos. Na manhã da sexta-feira, 29, os conexistas e petistas apresentaram, na forma de banners, suas experiências no Programa Conexões de Saberes e nos PETs, respectivamente. Com 19 banners apresentados na biblioteca da UFERSA, os trabalhos foram divididos nos eixos temáticos Educação, Diversidade e Inclusão; Encontro de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares; Vulnerabilidade e Diagnóstico social; e Políticas Públicas de acesso e permanência de estudantes de origem popular.

Uma das experiências da UFERSA em Angicos foi apresentada pelos estudantes petistas Ana Paula, Carlito de Charles, Miquéias Pedro, Pablo Trindade Tolentino, Fábio Luciano, Jorge Gleberton, Manoel Jobson, Patrícia Rebouças, Sebastião Fabiano e Silas Maia. O “Cine PET Conexões na Universidade: leitura e interpretação”, promove mensalmente sessões temáticas com a utilização de mídias na educação do campo, em favor da leitura e interpretação de textos cinematográficos. Para a expositora Ana Paula, esse trabalho possibilita o pensamento crítico, o debate e a troca de saberes entre os frequentadores das sessões. “Nosso trabalho está aberto à comunidade de toda região de Angicos”, disse.

 DEBATES - Ainda na sexta-feira, na parte da tarde, o seminário contou com as Rodas de Conversas, divididas em quatro temas para o debate entre os participantes: Saberes Ambientais, Mudanças Climáticas e Transformação Social; Diálogo, Ensino e Cidadania: ações de formação de professores e alunos do pré-universitário popular; Parcerias e seu Papel no Desenvolvimento das Ações na Comunidade: novas perspectivas; e Conexões de Saberes e Inclusão Digital de Alunos de Origem Popular: o aprendizado da informática e seus usos no dia a dia.

As fotos são de Passos Jr., fotógrafo a serviço da UFERSA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente