A partir da segunda quinzena
de setembro, 358 médicos estrangeiros começam a trabalhar nas cidades do
interior e periferias dos grandes centros por meio do Programa Mais Médicos. Na
primeira edição, o programa selecionou 1.618 profissionais. Os dados são do
balanço da primeira fase do programa, divulgados hoje (14) pelo Ministério da
Saúde.
No Rio Grande do Norte, 18
profissionais da saúde que vão atuar através do programa Mais Médicos são
estrangeiros. O número equivale a 41,8% do total de médicos que virão atuar nos
16 municípios participantes da primeira fase.
Quando chegarem ao Brasil, os
médicos estrangeiros ficarão concentrados em oito capitais: Porto Alegre, São
Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.
Nessas cidades, terão aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa
durante três semanas, entre 26 de agosto e 13 de setembro. Após a aprovação
nesta etapa, começam a atender a população na segunda quinzena de setembro.
Os profissionais que vão atuar
em áreas indígenas terão, além do módulo de acolhimento, treinamento
específico. Os estrangeiros terão registro profissional provisório e podem
trabalhar apenas na região para onde forem designados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente