SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Governo distribui 253,4 toneladas de sementes para agricultores familiares no RN


A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), vão distribuir a partir desta terça-feira (4), a 253,4 toneladas de sementes aos agricultores familiares cadastrados no Programa Bancos de Sementes 2020. Nesta primeira etapa de distribuição, serão abastecidos os bancos das Regionais Assú, Mossoró, Pau dos Ferros e Umarizal.

Segundo a Sape, serão 71 toneladas de feijão das variedades riso do ano e potiguar; 113 toneladas de milho dos tipos potiguar e cruzeta; e 69 toneladas kg de sorgo. De acordo com a secretaria, o investimento total é de R$ 3,4 milhões.

Segundo Guilherme Saldanha, secretário da secretaria, as sementes chegam em um período de chuvas regulares e devem atender as necessidades do pequeno produtor rural. “O governo tem somado ações para promover a agricultura familiar potiguar, por entender a gigantesca importância desse setor para o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado. As sementes chegam ao agricultor no momento certo, para que ele possa cultivar seu roçado, manter seu rebanho e ainda comercializar excedentes”, reforçou.

De acordo com informações da secretaria, o Rio Grande do Norte conta com 1.614 bancos de sementes, distribuídos por 159 municípios do Estado. Juntos eles atendem 52.565 agricultores cadastrados pelo Emater. Segundo o Instituto, as sementes de milho, feijão e sorgo são destinadas principalmente ao plantio de subsistência e forragem animal.

Ainda de acordo com a Sape, as variedades distribuídas são adaptadas às condições do semiárido do Rio Grande do Norte, permitindo precocidade e produção com baixo índice pluviométrico. O resultado é fruto de pesquisas realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

A reposição dos estoques de cada banco é aferida pelos técnicos da Emater ao final de cada safra. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca a filosofia do programa requer que os agricultores realimentem os bancos com as sementes produzidas, mas a dificuldade em virtude da seca tem exigido que o governo repusesse plenamente esses estoques.

A distribuição das sementes fica sob a responsabilidade da Emater, por meio das suas dez Gerências Regionais espalhadas pelo território potiguar que, em seguida, encaminham diretamente aos Bancos de Sementes dos municípios abrangidos.

G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente