terça-feira, 3 de março de 2020

Chuvas em Fevereiro ficam acima da média no RN


No Rio Grande do Norte choveu 14,9% a mais do que a média esperada, segundo a análise da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), com média de 110,9 milímetros (mm) no RN enquanto que o esperado era de 93,6mm. Mais de 90 municípios registraram chuvas de normal a acima do normal neste período.

As regiões Oeste e Central foram onde as precipitações foram melhor distribuídas com média de 177,1mm e 104mm, respectivamente, e em algumas localidades até acima deste volume, como os municípios que mais choveram no período:  Martins (386,8mm), Rafael Godeiro (311,9mm) e Messias Targino (307,5mm), todos localizados na Região Oeste. O município de Mossoró choveu somente em um dia (29/02) 176,4mm, batendo seu recorde histórico que era de 151,6mm ocorrido em 2017.

O chefe da Unidade, Gilmar Bristot, explica que a causa das chuvas ocorridas fevereiro no Estado, são fruto da atuação no semiárido potiguar do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCANS), e em alguns momentos, em conjunto com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Somente a região do Agreste do RN choveu abaixo do esperado que era 69,9mm, mas a média registrada foi de 66,5mm (-4,5%). “Os desvios negativos foram observados no Litoral Sul, Agreste e grande parte do Seridó Oriental, locais onde as chuvas acumuladas apresentaram valores inferiores a 100mm.”, comentou o meteorologista.
Chuva de Diária

As chuvas ocorreram em todas as regiões do RN, com bom volume e distribuição nas regiões Oeste Potiguar e Central. O boletim pluviométrico referente ao período das 07h da manhã de ontem (02) até às 07h da manhã de hoje (03) aponta o município de Caraúbas como o mais chuvoso com 117,8mm seguido de Assu, com 67,7mm, ambos no Oeste. Em Mossoró choveu pouco, 6,5mm. O boletim completo pode ser acessado em emparn.rn.gov.br, ícone azul Chuvas Diárias ou na aba Meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente