Maioria de homens (50,25%);
funcionários públicos (27,48%); com idades entre 35 e 59 anos (60,34%); com
ensino superior completo (54,46%); com renda entre R$ 3 e R$ 6 mil (28,22%);
vindos da região Nordeste (83,91%); especificamente dos estados do RN (73,51%);
PE (5,45%) e MG (4,46%); na companhia de familiares (38,37%). Este é o perfil do
visitante da 25ª Feira Internacional de Artesanato, a Fiart, que aconteceu
entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano, no Centro de Convenções
de Natal.
Os dados são do Departamento
de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DEES) da Federação do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), e
fazem parte da pesquisa “Perfil do público participante da Fiart 2020”, que
ouviu 404 pessoas. Entre os frequentadores do evento, apurou-se que 73,51% eram
nativos e 26,49% eram turistas.
Com relação aos gastos na
Feira, o valor médio diário por pessoa foi de R$ 106,87, sendo que o nativo
gastou em média R$ 36,67, e o turista R$ 70,20. Do total dos gastos a maior
parcela foi com alimentação ou bebidas (32,1%); seguido de transporte (25,4%);
compras (21,4%); e diversão (21,1%).
Dos turistas (26,49%) que
participaram da Fiart, o meio de hospedagem mais utilizado foi a casa de
parentes ou amigos (30,83%), e passaram uma média 8,8 dias no Estado. Para
chegar até o Rio Grande do Norte, a maior parte comprou passagens pela internet
(61,19%); e junto com as passagens já aproveitaram para reservar a hospedagem
(31,3%); o translado/transfer (7,3%); e a excursão (3,1%). Além da Fiart, os
participantes frequentaram outros pontos da cidade como as praias (21,71%); os
restaurantes/bares (18,94%); os shoppings (16,63%) e os supermercados (11,09%).
Os entrevistados também foram
questionados sobre os motivos que os levaram a participar da Fiart. 20,7% deles
estavam passeio; 18,8% a trabalho ou negócios (18,8%); e outros 16,5% foram
fazer compras. Com relação à frequência de participação, 32,43% do público
compareceu pela primeira vez, enquanto que 67,57% já haviam participado de
outras edições da Feira. A pesquisa apontou ainda que o carro próprio (63,12%)
foi o meio de transporte mais utilizado pelos entrevistados para chegarem ao
evento.
As pessoas que responderam à
pesquisa avaliaram como excelentes ou bons alguns itens como a Organização
(93,07%); Equipamentos audiovisuais (89,11%); Infraestrutura do local (96,53%);
e Avaliação geral (56,68%).
A pesquisa completa está
disponível no link: https://bit.ly/2W5PWdr
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente