sexta-feira, 13 de março de 2020

Sesap monitora 17 pessoas que tiveram contato com 1º caso de contaminação por coronavírus no RN

Sesap e SMS em entrevista coletiva nesta sexta (13) sobre o 1º caso de coronavírus no RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está monitorando 17 pessoas que tiveram contato com o primeiro caso de contaminação por coronavírus no RN: o marido e outras 16 pessoas que estiveram próximas da paciente no voo vindo da Europa. A paciente esteve na França, Itália e Áustria e chegou no Rio Grande do Norte no dia 3 de março, segundo a Sesap.

Em entrevista coletiva nesta sexta (13), a Sesap informou que no dia 5 a paciente procurou o Hospital Giselda Trigueiro com tosse, febre, muita dor no corpo e nariz congestionado. A partir de então, a paciente ficou em isolamento. Ela passa bem.

As análises laboratoriais que confirmaram o novo coronavírus na paciente foram realizadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional para os exames do Covid-19.

Atualmente, o RN tem 17 casos suspeitos, 15 descartados e 1 confirmado. Dos 15 descartados, 11 testaram positivo para outras síndromes respiratórias como H1N1, influenza A e influenza B. Entre suspeitos, descartados e confirmados, os casos estão distribuídos em Frutuoso Gomes, Baía Formosa, Caicó, Macaíba, Goianinha, Mossoró, Parnamirim e Natal.

A Secretaria Estadual de Saúde não vai divulgar a identidade da paciente para "evitar que ela sofra preconceito".

G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente