SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Sesap orienta municípios do RN a monitorarem pessoas com suspeita de Covid que passaram por países com variante ômicron

A secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) emitiu nesta terça-feira um 'comunicado de risco' em relação a nova variante do coronavírus - a ômicron - com uma série de recomendações aos municípios potiguares.

No documento, a Sesap orienta que os municípios façam uma busca ativa diária de pacientes com suspeita de Covid-19, "com especial atenção para viajantes provenientes da África do Sul, Botsuana, Eswatini,Lesoto, Namíbia e Zimbábue, países onde foram detectados a nova variante".

 

Os casos suspeitos da variante, segundo a Sesap, devem ser imediatamente comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-RN).

As pessoas que se enquadrarem na definição de caso suspeito de Covid e que sejam provenientes dos países onde foram detectados a nova variante devem fazer o exame PCR. Em caso de resultado positivo para Covid, os municípios devem solicitar uma a triagem para sequenciamento genômico do SARS-COV-2.

 

De acordo com a Sesap, não há registro de nenhum caso suspeito da variante ômicron no Rio Grande do Norte.

 

Origem da variante

 

A variante ômicron – também chamada B.1.1529 – foi reportada à OMS em 24 de novembro de 2021 pela África do Sul.

 

O primeiro caso confirmado da B.1.1529 foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021. De acordo com OMS, a variante apresenta um "grande número de mutações", algumas preocupantes.

 

Atualmente a África do Sul tem 14,2 milhões de pessoas com o esquema vacinal completo. O número equivale a 24% dos 59 milhões de habitantes do país.

 

Casos em todos os continentes

 

Todos os continentes já registram casos da variante ômicron do novo coronavírus. Neste domingo (28), o Canadá se tornou o primeiro país das Américas a confirmar a infecção, foram 2 casos na província de Ontário (veja a lista de países aqui).

 

Apesar da preocupação, a OMS afirmou que ainda não há registro de morte ligada à nova cepa.


G1RN    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente