SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

RN recebe 107.640 doses da Pfizer

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu no final da tarde desta terça-feira (16), 107.640 doses do imunizante da Pfizer que deverão ser distribuidas amanhã (17). O carregamento faz parte da campanha de imunização e será destinado à completude do esquema vacinal (D2) dos adolescentes entre 12 e 17 anos. 

A Sesap reforça a necessidade da população procurar os postos de vacinação para tomar a segunda e, para quem está dentro do público, a terceira dose. Só com isso será possível alcançar a segurança necessária contra a Covid-19 para todos. Hoje, no Rio Grande do Norte são mais de 265.808 mil pessoas que não completaram o esquema vacinal dentro do período correto. 

 

De acordo com a plataforma RN+ Vacina, 82% do público geral da campanha de imunização tomou ao menos uma dose de vacina e 62% já tomaram as duas doses. Entre os adultos a cobertura chega a 89% com pelo menos a primeira dose e 72% com o esquema vacinal completo.

"Proteção pela metade não é proteção" 

 

Na tarde desta terça-feira, o secretário de saúde Cipriano Maia recebeu a dose de reforço no posto de saúde de Nova Descoberta e alertou a população para a importância de procurar as unidades. "Conclamo a toda a população do Rio Grande do Norte para completar o esquema vacinal e quem não iniciou que comece sua vacinação. Estamos tendo internações diárias de casos e óbitos de pessoas que não receberam sequer a primeira dose da vacina, por isso é importante este alerta e que possamos juntos vencer essa batalha contra a Covid-19", disse o secretário. 

 

Na manhã, o Ministério da Saúdefez o anúncio da Mega Vacinação  com o slogan "Proteção pela metade não é proteção". No Brasil, mais de 21 milhões de pessoas precisam voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. A campanha Mega Vacinação, que tem como público-alvo toda a população acima de 18 anos. 

 

A campanha ainda anuncia mais uma etapa importante para a imunização dos brasileiros: a ampliação da dose de reforço para toda a população adulta. Ao todo, 158 milhões de pessoas com mais de 18 anos fazem parte do público-alvo para a dose de reforço.

 

A partir de agora, também muda o intervalo para aplicação da dose de reforço, reduzindo de seis para cinco meses após a conclusão do ciclo vacinal em todo o país, como já acontecia no Rio Grande do Norte. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha. Essa orientação é baseada em pesquisas científicas que apontam uma queda na resposta imune, principalmente, a partir do quinto mês após a dose dois.

 

"A Sesap aguarda nas próximas semanas a chegada de novas doses. A ideia é seguir um escalonamento por faixa etária, seguindo orientações do Ministério da Saúde", explicou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP. 

 

Vacina da Janssen

 

O Ministério da Saúde atualizou a recomendação quanto à vacina da Janssen, aplicada anteriormente como dose única. A partir de agora, uma segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira. Após concluir o ciclo vacinal, uma dose de reforço será aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pela pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente