SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

INVERNO CHEGANDO? CHUVAS NA CASA DOS 100 MILÍMETROS NO INTERIOR DO RN TRAZEM ESPERANÇA AOS AGRICULTORES E PECUARISTAS


Tempo nublado, trovoadas e chuvas com intensidade acima de 100 milímetros foram registrados entre a tarde de sábado e a manhã deste domingo no Rio Grande do Norte,  onde 80% dos municípios decretaram situação de emergência ou de calamidade em consequência da estiagem prolongada que provocou colapso no abastecimento de água de 32 cidades.

De acordo com informações que chegam de blogs do interior, a maioria das chuvas se concentra no Seridó, região que está reduzindo a produção de um de seus produtos mais tradicionais - o queijo de manteiga e de coalho - por falta de leite. A maior chuva foi em Jardim de Piranhas: 140 milímetros.

Hoje, segunda-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgará um boletim com as chuvas do final de semana. A Emparn tem 196 pluviômetros espalhados por todas as regiões do Estado. Apesar da previsão dos chamados "profetas da chuva" de que 2013 será um ano bom de inverno para o Nordeste, o sistema de acompanhamento de chuvas do governo do RN mostra o contrário. Nos 18 dias de janeiro, quem apresenta o maior volume acumulado de chuvas é o município de Upanema, com 44 milímetros. 
Em anos de bons invernos, a chuvas começa na região serrana do Alto Oeste e depois vão subindo no sentido  Oeste-Leste, atingindo o semiárido potiguar, até chegar ao Litoral por volta da segunda quinzena de maio. 

Na região Central, as chuvas também caíram, em alguns municípios, até que choveu forte, é o caso da cidade de Fernando Pedroza. Em Angicos a chuva ameaçou cair forte, o tempo fechou mas a ameaça de uma grande chuva acabou não se concretizando, chovendo bem menos do que se esperava e se desenhava.

De acordo com as previsões dos canais do tempo, ainda pode chover nesta segunda feira, e o tempo segue com muitas nuvens durante a semana.

Um comentário:

  1. Caro carlos Costa, o mesmo fato aconteceu em FP, porém é necessário conhecer o que diz o regimento interno da CM de Angicos, é necessário respeitar o principio da proporcionalidade, além de respeitar a indicação de quem tem quociente para compor a comissão, em FP estamos fazendo valer o Regimento, protocolamos um recurso contra ato do presidente e em caso de continuar não respeitando o RI, buscaremos o MPE.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente