A Assembleia Legislativa
promove nesta sexta-feira (10), às 9h, audiência pública para discutir a
cardiopatia congênita no Rio Grande do Norte. Durante o debate, proposto pelo
deputado Jacó Jácome (PSD), serão discutidas questões sobre os atendimentos do
sistema de saúde potiguar aos cardiopatas, além dos desafios da neonatologia. A
audiência acontece em meio à Semana Nacional da Cardiopatia Congênita.
“As maternidades públicas e
privadas do Estado precisam dispor de aparelhos de ecografia para que os exames
nos recém-nascidos sejam feitos em seus leitos sem a necessidade de
transferi-los para outras unidades, pondo em risco suas frágeis vidas. O exame
do coraçãozinho deve se tornar obrigatório, de fato, na rede pública e privada
de saúde”, justifica Jacó.
No Rio Grande do Norte nascem
cerca de 500 bebês cardiopatas por ano. Destes, cerca de 40% têm diagnóstico,
atendimento e cirurgia. A cardiopatia congênita, cujo dia no Brasil é destacado
em 12 de junho, é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que
surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando é formado o coração do
bebê.
A patologia ocorre por uma
alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que
descoberto no nascimento ou anos mais tarde. Trata-se do defeito congênito mais
comum e uma das principais causas de óbitos relacionadas às malformações
congênitas.
A audiência pública vai contar
com a participação da Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO),
instituição sem fins lucrativos de Natal que desenvolve ações em favor da saúde
e cidadania da criança cardiopata, através de assistência multiprofissional.
Foram convidados para o debate
representantes dos órgãos e entidades ligados à área da saúde, gestores,
parlamentares e sociedade civil.
ALRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente