Natal e a região metropolitana - referente à VII Regional de Saúde - somam 34.486 pessoas, equivalente a 60% do total. A II Regional, de Mossoró, aparece com 8.338 cidadãos em atraso.
Das 56.840 pessoas com atraso da segunda dose da vacina, 56.816 receberam o imunizante da CoronaVac, e apenas 24 da Oxford/AstraZeneca.
A bula da CoronaVac orienta que todas as pessoas vacinadas com este imunizante devem receber segunda dose entre o 14º e o 28º dia. Porém, para melhor eficácia, é recomendado entre o 21º dia ao 28º dia. A segunda dose de Oxford deve ser tomada após 12 semanas (cerca de 90 dias) da primeira.
O LAIS/UFRN informa que, entre 19 de janeiro e 26 de abril, analisou mais de 640 mil registros de vacinação na plataforma RN+Vacina, com o objetivo de subsidiar os gestores da Secretaria de Estado de Saúde Pública e das secretarias municipais neste trabalho de imunização.
O relatório destacar ainda que "existe um déficit de registros por parte de alguns municípios", e, "com isso, é possível que haja mais D2 atrasadas, já que algumas pessoas podem ter tomado a D1 e ela não ter sido inserida no sistema, como também podem existir pessoas que já tomaram a D2 mas a mesma ainda não foi inserida no RN+Vacina".
Em Natal, a prefeitura voltou a suspender a aplicação da segunda dose da Coronavac na última segunda-feira (26) por falta de vacina. Quem está no limite de 28 dias para tomar a segunda dose terá que aguardar a chegada de uma nova remessa do imunizante. Parnamirim, na Grande Natal, também suspendeu nesta quarta-feira (28).
G1RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente