O registro do evento sísmico foi feito pelo Monitor de Atividade Geológica dos Estados Unidos (US Geological Survey), que identificou a ocorrência às 3h26 da manhã (UTC) (23h26 no horário de Manaus).
O fenômeno durou cerca de 0,74 segundos e pôde ser sentido à distância mínima de 306,7 km. Portanto, é possível que moradores da cidade de Barcelos, no interior do Amazonas, tenham sido impactados pelo tremor.
Além do amplo raio de captura do tremor, o terremoto atingiu 10 km de profundidade. A CNN entrou em contato com o Laboratório Sismológico Brasileiro e aguarda mais detalhes sobre o evento.
As estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), identificaram o abalo que foi sentido também em Manaus, segundo relatos da população local.
O último tremor registrado pela RSBR no estado do Amazonas ocorreu em 10 de março deste ano, no município de Presidente Figueiredo, e apresentou magnitude calculada em 3.9.
Segundo Juraci Carvalho, sismólogo do Observatório Sismológico da UnB, instituição que também integra a RSBR, nos últimos 10 anos ocorreram 31 eventos nesta região. Ele afirma que os tremores de magnitude igual ou superior a 4 são frequentes.
CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente