SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 28 de abril de 2021

RN vai receber primeiro lote de vacinas da Pfizer até sábado (1°), diz Ministério da Saúde

Profissional de saúde prepara dose de vacina da Pfizer/BioNTech em Montpellier, na França — Foto: Pascal Guyot/AFP


Com a chegada prevista do primeiro lote das vacinas da Pfizer ao Brasil com cerca de 1 milhão de doses nesta quinta-feira (29), segundo o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte se prepara para receber as primeiras doses do novo imunizante entre a sexta-feira (30) e o sábado (1°).

 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a estimativa é de que o estado receba neste primeiro lote cerca de 6 mil doses da vacina da Pfizer - todas vão ficar em Natal.

Em nota ao G1, o Ministério da Saúde disse que previsão é que "a distribuição para as 27 capitais do país inicie entre sexta-feira (30) e sábado (1°), em uma divisão proporcional e igualitária". A quantidade para cada estado não foi confirmada pela pasta nacional.

 

Com essa vacina, o processo tem uma necessidade específica: as doses precisam ser armazenadas a uma temperatura abaixo de - 70°C. E por isso a recomendação do MS é de que as doses fiquem apenas nas capitais, já que para o armazenamento, é necessário a utilização de ultrafreezers que atingem uma temperatura de até - 90°C.

 

Por esse motivo, a Secretaria de Saúde confirmou que todas as doses recebidas pelo estado ficarão em Natal, seguindo a recomendação do órgão nacional.

 

O governo do RN tem um desses congeladores na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). Já a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui sete ultrafreezers entre Natal e Caicó e disponibilizou os equipamentos em janeiro para auxiliar no armazenamento das vacinas. Em nota, a universidade disse que "permanece válida a disponibilização dos equipamentos, conforme ocorra a demanda da gestão pública".

 

Até esta quarta-feira (28), o estado recebeu apenas doses da Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac.

 

Distribuição

Em nota ao G1, o Ministério da Saúde explicou que as vacinas da Pfizer chegarão ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas às 19h desta quinta-feira (29) e estarão armazenadas a - 70°C. As doses, então, serão entregues aos estados, entre sexta e sábado, armazenadas entre -25°C e -15°C – as doses podem ficar nessa faixa de temperatura por até 14 dias.


G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente