A pasta estadual confirma que todo o imunizante ficará em Natal, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses precisam estar mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias. Além disso, a carga precisa ser armazenada em câmaras frias com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.
O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação da vacina da Pfizer é de 21 dias. Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, a Saúde recomendou que as vacinas do primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais do país de maneira proporcional e igualitária.
Armazenamento
O governo do RN tem um desses congeladores necessários para o armazenamento da vacina da Pfizer na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). Já a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui sete ultrafreezers entre Natal e Caicó e disponibilizou os equipamentos em janeiro para auxiliar no armazenamento das vacinas. Em nota, a universidade disse que "permanece válida a disponibilização dos equipamentos, conforme ocorra a demanda da gestão pública".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente