SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 14 de março de 2013

NO AGRESTE, UM GRITO EM DEFESA DA ÁGUA


Deu na TRIBUNA DO NORTE
Agricultores e estudantes de onze municípios da Borborema Potiguar se reuniram na tarde de ontem em São Paulo do Potengi, a 75 quilômetros da capital potiguar, no Grito da Água do Potengi. O evento pede a ampliação da vazão da Adutora Monsenhor Expedito, que abastece os municípios da região, e também revive a luta do próprio Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, ex-pároco do município, em prol da água para abastecer regiões que sofrem com a seca.  A caminhada reuniu, aproximadamente, 500 pessoas a partir da Praça Monsenhor Expedito até o Pavilhão do Povo, no centro da cidade.
Júnior SantosCerca de 500 pessoas participaram, ontem a tarde, da caminhada pelas ruas de São Paulo do PotengiCerca de 500 pessoas participaram, ontem a tarde, da caminhada pelas ruas de São Paulo do Potengi

A região sofre principalmente com a escassez na oferta de água. Como a adutora foi criada há 14 anos, a vazão não dá mais conta da demanda. O município de São Paulo do Potengi, por exemplo, fica sem água cinco vezes durante a semana para que o fornecimento dos outros municípios possa acontecer. Nos dias em que há água em São Paulo do Potengi, as cidades vizinhas ficam sem o fornecimento. Hoje, a demanda foi triplicada por causa do aumento da população.

Atualmente, a Adutora Monsenhor Expedito atende uma população estimada de 82 mil pessoas em 30 municípios do interior do Estado, entre a Borborema Potiguar e a região do Trairi. Os maiores, São Paulo do Potengi (16,2 mil habitantes), Ielmo Marinho (13 mil) e São Tomé (11 mil) sofrem mais com o problema de abastecimento.

"A adutora não está mais suportando o próprio sistema. Para você ter uma ideia, na época da criação tínhamos dois mil pontos de água. Hoje temos mais de seis mil. Mais de 30 municípios são atendidos por esta adutora, porque algumas cidades do Trairi recebem a vazão dela", relata João Cabral, coordenador do Fórum do Campo Potiguar (Focampo) e da Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar (Fetraf-RN). "A nossa grande luta é pela falta d'água para beber, para cozinhar, para os animais e para produzir. Há um estancamento na adutora. A sociedade está se mobilizando em prol desta causa".

Um comentário:

  1. NÓS DA RUA RAIMUNDO MIGUEL NO ALTO DA ALEGRIA ESTAMOS FELIZES PELA LIMPEZA DA RUA REALIZADA PELA PREFEITURA, SABEMOS QUE É MAIS DO QUE OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA, MAS HA MUITOS ANOS NÃO VIAMOS ALGO DESSE TIPO AQUI.OBG PREFEITO,SECRETÁRIO E HOMENS QUE FAZEM O MAIS DIFÍCIL, O TRABALHO BRAÇAL.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente