O Rio Grande do Norte
arrecadou R$ 1,269 bilhão em IPVA, ICMS e ITCD no primeiro trimestre de 2016. O
montante representa um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano
passado, quando R$ 1,199 bilhão foram arrecadados. O anúncio foi feito durante
um evento no Sindicato de dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern) na manhã
desta terça-feira (12).
De acordo com o secretário de
tributação do estado, André Horta, apesar do aumento de R$ 69 milhões na
arrecadação com impostos estaduais, foi registrada uma queda no valor repassado
pela União ao Estado por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Segundo os dados da Secretaria
Estadual de Tributação (SET), o valor caiu 0,29% em relação ao primeiro
trimestre de 2015, o que representa R$ 2,179 milhões. No entanto, apesar da
diminuição, o resultado foi considerado satisfatório pelo secretário.
“O desempenho na arrecadação
própria merece relevo em face da crise financeira que assola os estados da
Federação, PIB 2015 com queda de 3,8 % e encolhimento de mais de 10% no setor
de comércio em janeiro em comparação à 2015. Há de se destacar também que em
fevereiro houve o primeiro crescimento real (quando se desconta a inflação) da
arrecadação no atual governo, em comparação com o mesmo mês do ano anterior”,
disse o secretário.
G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente