![]() |
Nico Rosberg comemora a
vitória após receber a bandeirada em Sakhir, no Bahrain (Foto: Kamran Jebreili
/ AP)
|
O Bahrein, por mais um ano,
promoveu uma corrida movimentada, com muitas ultrapassagens e cheia de
possibilidades. E na prova que começou no entardecer e terminou à noite, sob
luzes dos holofotes, levou a melhor quem fugiu das confusões: Nico Rosberg.
Partindo do segundo lugar, do grid, o alemão tomou a ponta de seu companheiro
de Mercedes, o pole position Lewis Hamilton, e rumou para sua segunda vitória
no ano, abrindo boa vantagem na liderança do campeonato. Foi sua quinta vitória
consecutiva, contando os três triunfos no fim do ano passado, a 16ª na
carreira.
Hamilton, mais uma vez, não se
deu bem na largada. Além de perder a ponta para Rosberg, foi acertado por
Valtteri Bottas na primeira curva, rodou e caiu para sétimo. O britânico fez
uma corrida de recuperação e ainda conseguiu completar o pódio em terceiro,
atrás de Kimi Raikkonen, da Ferrari. E Sebastian Vettel? Você deve estar se
perguntando. Teve problemas na volta de apresentação e sequer largou.
Felipe Massa, por sua vez,
chegou a vislumbrar um bom resultado. Partindo da sétima colocação do grid, o brasileiro
largou muito bem, e pulou para segundo. Mas a Williams acabou adotando uma
estratégia que se mostrou equivocada. O veterano fez uma parada a menos que os
rivais, apostando em stints longos de pneus médios, mas foi sendo ultrapassado
nas voltas finais e cruzou em oitavo.
Felipe Nasr teve também
sentimento parecido ao do compatriota. Largando em último, ganhou várias
posições no início da prova e chegou a figurar na zona de pontuação. No
entanto, não conseguiu manter um ritmo forte com o limitado carro da Sauber e
cruzou a linha de chegada em 14º.
A corrida de Vettel acabou
antes mesmo de começar. Logo na volta de apresentação, o motor de sua Ferrari
estourou e ele teve que abandonar. A largada foi um caos. Rosberg arrancou
melhor que o pole Hamilton e assumiu a ponta. As Williams aceleraram
tracionaram bem também e deixaram Ricciardo e Raikkonen para trás. Ao dividir a
primeira curva com Hamilton, Bottas acabou dando no meio do inglês, que rodou e
ficou atravessado na pista, caindo para 7º. Quem aproveitou a confusão foi
Massa, que pulou para segundo. Ao fim da primeira volta a classificação era:
Rosberg, Massa, Bottas, Raikkonen, Ricciardo, Grosjean e Hamilton.
Lá atrás, muito tumulto
também. Quem se deu mal foi a dupla da Force India. Hulkenberg e Pérez se
envolveram em incidentes nas voltas iniciais e tiveram que parar nos boxes.
Largando do fim do grid, Felipe Nasr fugia das confusões e escalava o pelotão.
Rapidamente, o brasileiro alcançou seu companheiro Ericsson e o passou. Após
cinco voltas, ele já se encontrava na 13ª posição.
Na frente, Hamilton passou
Grosjean e subiu para sexto. Com o carro danificado em razão do incidente na
largada, Bottas não conseguia imprimir um bom ritmo e rapidamente perdeu
posições para Raikkonen e Hamilton.
Antes da 10ª volta, Ricciardo,
Massa e Bottas foram os primeiros a irem para os boxes. Diferentemente dos
demais, que trocaram os supermacios pelos macios, o brasileiro colocou um jogo
de pneus médios e retornou em nono. Enquanto isso, Palmer, Button e Gutiérrez
deixavam a prova com problemas mecânicos. Punido pelo toque em Hamilton na
largada, Bottas precisou pagar um drive-through (passagem direta pelos boxes) e
caiu para décimo.
Na 13ª volta, Raikkonen fez
seu pit stop e voltou bem atrás de Massa, que acabara de ser ultrapassado por
Ricciardo. Rosberg (macios) e Hamilton (médios) foram aos boxes nas voltas
seguintes. Com pneus mais novos, o Homem de Gelo abriu caminho rapidamente,
passando Massa, Ricciardo, e Kvyat (que não havia parado ainda) e subiu para
segundo. A classificação após a primeira rodada de pit stops era: Rosberg,
Raikkonen, Ricciardo, Hamilton e Massa. Com pneus médios, contra supermacios de
Grosjean, o brasileiro acabou sendo ultrapassado pelo francês da Haas. Na
sequência, perdeu o sexto lugar para Verstappen (macios).
Com 18 voltas, Kvyat, enfim,
fez seu primeiro pit stop e caiu para 13º. Com isso, Felipe Nasr entrou pela
primeira vez na zona de pontuação, em décimo. Mas saiu rapidamente, ao ser
passado pelo parceiro de Sauber, Ericsson.
Mostrando o potencial da Haas,
Grosjean partiu para cima de Ricciardo e tomou a quarta posição do australiano
da RBR. Na frente do francês, apenas Rosberg, Raikkonen e Hamilton.
Na segunda rodada de pit
stops, Rosberg, Raikkonen e Hamilton, os três primeiros colocados, optaram por pneus
supermacios. Grosjean, em sexto, também. Em quarto, Ricciardo preferiu os
macios. Já Massa, em décimo, colocou médios novamente.
Depois de todos pararem nos
boxes, a classificação era: Rosberg líder, a 9s de Raikkonen. Hamilton aparecia
em terceiro, seguido de Ricciardo, Grosjean, Verstappen e Massa. Nasr era o
15º.
No terço final da prova,
Rosberg, Raikkonen e Hamilton fizeram seus terceiros e últimos pit stops,
colocando todos eles, pneus macios. O alemão voltou 5s à frente de Raikkonen,
que tinha 16s de diferença para Hamilton. Com uma estratégia de uma parada a
menos, Massa aparecia em sexto. Atrás também de Verstappen e Ricciardo. Os três
de pneus médios. Com pneus macios, Grosjean chegou em Massa e passou o
brasileiro, que contava com compostos médios e subiu para quinto. Ambos
ganharam uma colocação com o terceiro pit stop de Verstappen, mas o holandês da
STR, com pneus novos, conseguiu retomar a posição de Massa, que caiu para
sétimo.
Lá na frente, nas voltas
finais, Rosberg abria vantagem sobre Raikkonen, para uma vitória tranquila. Já
o finlandês administrava a diferença sobre Hamilton para assegurar o segundo
lugar. Massa, por sua vez, não resistiu à pressão de Kvyat, e caiu para oitavo.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente