SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Novo boleto? PIX cobrança começa a funcionar nesta sexta

O Banco Central (BC) liberou nesta sexta-feira (14) o funcionamento do PIX Cobrança. Dessa forma, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços poderão emitir um QR Code para que clientes possam realizar pagamentos com limite de datas, da mesma forma que acontece hoje com boletos.
 

Também da mesma forma que acontece com boletos, os códigos do PIX Cobrança englobam informações como valor a ser cobrado, descontos, além de juros e multa, no caso de atrasos.

O QR Code do sistema de pagamentos instantâneos do BC foi aprovado em abril, juntamente com a implementação de outro recurso: o Pix Agendado, que permite programar pagamentos futuros.

 

Este último, no entanto, ainda não está funcionando, porque o Banco Central ampliou o prazo para o desenvolvimento da ferramenta. A previsão para que seja liberado é a partir de 1º de julho.

 

Segundo o BC, a leitura de QR Code é obrigatória para todas as instituições participantes do PIX, mas a oferta do PIX Cobrança é facultativa. As instituições financeiras que aderirem ao recurso têm até julho para se adaptar às mudanças.

 

Próximas implementações

 

Dentro do calendário de próximos lançamentos para o PIX ainda neste estão o PIX Saque, recurso atualmente em consulta pública junto com o PIX Troco. O PIX Saque prevê a retirada de recursos em espécie, enquanto que o PIX Troco, que será atrelado a uma compra ou prestação de serviços e estabelece que o cliente pode realizar uma transação com um valor maior do que a compra para receber o valor da diferença em dinheiro.

 

Também estão mapeados o lançamento do PIX por aproximação e do PIX Offline, para que seja possível realizar transações mesmo offline.

 

Para 2022, a expectativa é que o BC libere dois recursos na primeira metade do ano: o PIX Garantido, que possibilita o parcelamento de compras via sistema; e o PIX débito automático, com foco em pagamentos recorrentes.


Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente