SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 30 de março de 2023

Maior peixe do mundo é encontrado morto no Espírito Santo

Em estado avançado de decomposição, o tubarão-baleia encontrado no Espírito Santo tinha mais de 11 metros de comprimento

Na última segunda-feira (27), uma carcaça de tubarão-baleia – o maior peixe do mundo – foi encontrada na Baía de Vitória, golfo localizado entre os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, no Espírito Santo.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e  Espírito Santo (PMP-BC/ES) foi acionado para verificar a ocorrência. Também estiveram no local as equipes da Ambipar, do Projeto Baleia Jubarte (PBJ) e do Instituto ORCA.

Ao analisarem as características do animal, os especialistas concluíram que a carcaça encontrada pertencia a um animal da espécie Rhincodon typus – o tubarão-baleia.

Segundo o Instituto ORCA, o cadáver era uma fêmea adulta, com cerca de 11,6 metros de comprimento e peso estimado em 12 toneladas. 

Ainda de acordo com a entidade, o animal aparentava estar saudável e bem nutrido, com significativa camada de gordura. “O exame do estômago indicou que estava se alimentando normalmente e não foi encontrado nenhum material estranho como plásticos, borrachas, comuns nos lixos oceânicos”, diz uma postagem do instituto no Instagram.

Amostras de tecidos foram coletadas para posteriores análises de possíveis doenças ou contaminação.

O animal será enterrado em um local apropriado a ser indicado pela Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha.

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente