SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 20 de março de 2023

Aquecimento global: ONU aponta que ações atuais são insuficientes


O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, nesta segunda-feira (20), o resumo do seu atual ciclo de avaliações sobre o aquecimento global e ações do homem sobre o planeta.  

Segundo o documento, que não traz novos estudos e apenas sintetiza o conteúdo dos seis últimos relatórios, ainda há esperanças para a Terra a partir da estabilização da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, no entanto, muito ainda precisa ser feito para evitar o colapso climático. 

O relatório pediu urgência em uma redução de gases significativamente maior para que o aquecimento do planeta não ultrapasse o limite de 1,5 °C até o fim do século — as medidas implementadas até agora foram consideradas “insuficientes”, conforme os cálculos do IPCC. Para alcançar o objetivo, é necessário reduzir as emissões globais pela metade até 2030 [48%] e 99% até 2050

“A humanidade está num gelo fino — e esse gelo está derretendo rapidamente. Nosso mundo precisa de ação climática em todas as frentes — tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo”, acrescentou o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres. 

Uso de combustíveis fósseis está acelerando o aquecimento global; 

A temperatura global da superfície está aumentando mais rápido de 1970 para cá — mais que o já observado em qualquer outro período de 50 anos; 

As emissões de gases precisam ser ainda mais reduzidas; 

A mudança climática está afetando a segurança alimentar, segurança da água, aumentando as taxas de mortalidade e agindo na proliferação de doenças; 

As medidas atuais são insuficientes; 

Para a Terra continuar habitável, é preciso implementar as medidas certas agora, ainda nesta década. 

Embora a última conferência do clima da ONU, a COP27, tenha sido um marco histórico para o tema, com 200 países-membros assinando uma resolução sobre um financiamento climático para países vulneráveis à crise do clima, a atual síntese também considerou o encontro insatisfatório em alguns aspectos.  

O relatório da ONU possui 93 autores, sendo considerado mundialmente a fonte mais confiável de informações sobre as mudanças do clima. Além de fazer apontamentos, o documento também sugere soluções para direcionar a população para opções viáveis e eficazes na adaptação das mudanças climáticas. 

O próximo relatório do tipo só deve ser publicado no final desta década. A próxima cúpula sobre o clima da ONU acontece este ano, em Dubai, nos Emirados Árabes. Nela, a atual conclusão do IPCC deve ser discutida. 

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente