SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 24 de março de 2023

Restauração revela pinturas do zodíaco em tempo milenar no Egito


Impressionantes pinturas do zodíaco que decoram o telhado e as paredes do Templo de Esna, de 2.200 anos, no sul do Egito, foram reveladas por um projeto de restauração que tem por objetivo limpar dois milênios de sujeira, fuligem e fezes de aves.

Além dos símbolos dos signos, outras imagens restauradas incluem representações dos planetas Júpiter, Saturno e Marte, bem como estrelas e constelações usadas pelos antigos egípcios para ajudar a medir o tempo, relataram os pesquisadores em um comunicado.

Também foram tratadas imagens de cobras, crocodilos e criaturas híbridas, como uma cobra com cabeça de carneiro.

Tudo isso já era de conhecimento da equipe, que é apoiada pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, mas a limpeza e a conservação permitiram observar as obras com mais detalhes. O trabalho de restauração também revelou inscrições anteriormente desconhecidas, segundo um dos líderes do projeto, Christian Leitz, professor de egiptologia da Universidade de Tübingen, na Alemanha.

“O zodíaco em si é parte da astronomia babilônica e não aparece no Egito até os tempos ptolomaicos”, disse Leitz ao site Live Science, explicando que os Ptolomeus eram uma dinastia de governantes descendentes de um dos generais de Alexandre, o Grande, que governou o país entre 304 a.C. e 30 a.
Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente