A Volkswagen confirmou que o ID.1 será o seu carro elétrico mais barato. A montadora alemã está trabalhando “a todo vapor” no andamento do projeto, segundo as informações do Autocar.
O modelo será o mais compacto
da família de carros elétricos da VW, a linha ID.
O ID.1 terá porte similar ao do Polo. A possibilidade de adotar o mesmo nome do modelo não foi descartada.
Vale lembrar que a VW cogita
manter a nomenclatura original para as versões elétricas de modelos mais
conhecidos como o Golf, por exemplo.
O EV será construída usando
uma nova plataforma da empresa, a MEB First, a mesma usada no novíssimo ID.2.
Essa plataforma será dedicada
a carros elétricos menos caros e menores com tração dianteira.
Para reduzir custos, a MEB
First terá baterias de fosfato-ferro-lítio, mais baratas de produzir.
O plano é que o ID.1 consiga
atrair compradores jovens em virtude do preço competitivo, aumentando a
popularidade dos carros elétricos.
No exterior, o modelo pode
custar cerca de US$ 20 mil (ou até menos). Como comparativo, isso equivale à
cerca de R$ 106 mil na cotação atual — quase R$ 40 mil a menos que o valor do
JAC E-JS1 (R$ 145.900), o EV mais “em conta” do Brasil.
Entretanto, segundo o CEO da
Volkswagen, Thomas Schäfer, a tarefa de chegar a essa faixa de preço está sendo
mais difícil que o imaginado. Uma ideia é apostar no volume de produção mais
alto para manter o preço baixo. “Podemos fazer muito em termos de escala”,
disse o executivo.
“O Polo é muito bem-sucedido e
um dos nossos ícones”, acrescentou Schäfer. O CEO da VW diz que ainda não foi
decidido se o nome será usado oficialmente no ID.1. “Estamos trabalhando nesses
nomes icônicos para dar sentido a nossa linha de produtos”.
No fim, como ainda está em
desenvolvimento, fica difícil saber ao certo o que a Volkswagen reserva em
termos de especificações. É esperado que o modela traga um pacote parecido com
o do ID.2, que também teve alguns detalhes revelados esta semana.
O ‘Polo elétrico’ pode vir com
o motor de 231 cavalos instalado no eixo dianteiro e bateria de 57 kWh, o
suficiente para percorrer até 450 km.
Olhar Digital
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