SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 16 de março de 2023

Outros presos serão transferidos, diz comandante da PMRN após ataques

O comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Alarico Azevedo, revelou que outros presos serão transferidos do Sistema Prisional potiguar para presídios federais. O plano, de acordo com ele, é isolar os suspeitos de ordenar os ataques criminosos que vêm sendo registrados em mais de 20 cidades do RN desde a madrugada da última terça-feira 14.

  

Na última terça-feira, policiais penais federais transferiram um preso da penitenciária de Alcaçuz para o Sistema Penitenciário Federal, administrado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O custodiado é acusado de ser líder de facção criminosa. Segundo as investigações, ele continuava ordenando crimes como homicídios, tráficos de drogas e ataques a patrimônios públicos e privados.

 

“Foram transferidos para presídios federais cidadãos envolvidos no mando desses ataques. Virão outras transferências, além de operações conjuntas com as forças de segurança tanto a nível estadual como federal para identificarmos e prendermos”, revelou Coronel Alarico em entrevista nesta quarta-feira 15.

Alinhado com o que disse o comandante, o Ministério da Justiça divulgou que novas inclusões no Sistema Penitenciário Federal estão sendo analisadas pelas autoridades competentes e poderão ocorrer a qualquer momento. O Sistema Penitenciário Federal é responsável pela custódia de presos de alta periculosidade e tem como principal objetivo o isolamento das lideranças do crime organizado para garantia da ordem e segurança do Brasil por meio do cumprimento rigoroso da Lei de Execução Penal.

 

NÚMEROS IMPRECISOS

 

O secretário de Segurança Pública do RN, coronel Francisco Araújo, afirmou ter havido redução no número de ataques criminosos desde a última terça-feira. Ele não soube, no entanto, detalhar os números nem o percentual de redução.

 

Os questionamentos vieram à tona logo após a governadora Fátima Bezerra (PT) ter informado no início do dia, mas também sem dar detalhes, que houve uma redução de 60% nos ataques, o que teria permitido o retorno da circulação do transporte público que tinha sido suspenso na terça-feira 14.

 

“Foi feita uma comparação da quantidade de ocorrências registradas relacionadas a esses ataques. Não é de ocorrências policiais no geral. O número eu não tenho e também não tenho percentual, não sei se foi expressão dela [a governadora] falar na hora, eu não acompanhei, mas houve uma redução considerável”, disse o secretário de Segurança Pública do RN.

 

O comandante da PM, Coronel Alarico, também não detalhou os dados e afirmou que a comunicação da Polícia Militar iria divulgar essas informações posteriormente.

 

O secretário coronel Araújo pediu que a população norte-rio-grandense “confie nas forças de segurança pública, pois todos os esforços estão sendo feitos, não só com as forças do Estado, com a Polícia Federal aqui do RN, com a PRF e com a Força Nacional”.

 

Força Nacional fará barreiras e atuará na segurança do itinerário dos ônibus

 

Um total de 100 agentes da Força Nacional estão em operação nas ruas de Natal e da região metropolitana desde a tarde desta quarta-feira 15. Eles chegaram à capital potiguar na madrugada de ontem e iniciaram o trabalho operacional por volta das 15h. O efetivo enviado pelo Ministério da Justiça se soma às forças de segurança estaduais que estão atuando no combate à onda de ataques criminosos que assolam o Rio Grande do Norte e amedrontam a população desde a madrugada da última terça-feira 14.

 

Os homens e mulheres da Força Nacional irão atuar executando barreiras policiais e abordagens, além de patrulhamentos nos corredores onde os ônibus circulam, a fim de garantir a segurança dos usuários do transporte público, um dos principais alvos dos criminosos durante os dois primeiros dias de terror.

 

“Eles irão dar a segurança para que a população possa utilizar os ônibus nos horários já especificados pela Prefeitura e pelas empresas para o deslocamento da população”, explicou o comandante da Polícia Militar do RN, coronel Alarico.

 

O início do trabalho da Força Nacional coincidiu com o horário marcado para o retorno dos ônibus às ruas de Natal. Os veículos haviam sido recolhidos novamente ainda na manhã de ontem, após um ônibus ter sido incendiado no conjunto Leningrado, na zona Oeste da capital.

 

Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), a partir das 15 de ontem 11 linhas, num total de 47 veículos, começaram a fazer o transporte de passageiros. A operação durou até 19h, em caráter emergencial. As linhas 07, 08, 21, 29, 33, 38, 43, 50, 63, 73 e 77 foram as únicas que retornaram às ruas.

 

“Nós não vamos, de modo algum, admitir que as facções criminosas venham aqui para querer dominar o Rio Grande do Norte. Não vamos admitir em hipótese alguma”, declarou Alarico.

Além dos 100 homens e mulheres da Força Nacional que já estão em atividade no RN, outro efetivo com mais 90 policiais estão se deslocando de Brasília para Natal desde as 5h da manhã de ontem, com 30 viaturas e um ônibus para o reforço da segurança pública.


AgoraRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente