Valor do gasto médio na alta
temporada deste ano registrou praticamente uma estabilidade em relação ao
apurado no ano passado. Permanência média do visitante caiu – de 9 dias em 2015
para 8 dias em 2016
Brasileiros (82,4%); homens
(51%); com nível superior (61,9%); casados (60,4%); viajando com a família
(82,4%); vindo a passeio (92%); com renda de até R$ 6 mil (56,4%); gastando em
média R$ 208,41 por dia; e permanecendo na cidade em média 8 dias. Este é o
perfil do turista que visita Natal, obtido por meio de pesquisa realizada pelo
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), da Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN.
De maneira geral, o destino
Natal foi bem avaliado pelos visitantes. A pesquisa do IPDC também revelou que
99,3% dos visitantes aprovaram a cidade. Itens como atrativos naturais (98,5%);
hospitalidade (96,8%); e bares e restaurantes (94,6%) obtiveram conceitos de
bom a excelente. É tanto que 80,6% dos entrevistados afirmaram que pretendem
retornar à cidade. Além disso, 98,3% deles recomendariam a cidade a familiares
e amigos.
No detalhamento com relação à
origem dos turistas nacionais que visitam Natal, 25,4% deles são paulistas;
13,3% são cariocas e 10,3% são mineiros. Entre os turistas estrangeiros, que
são 17,6% do total de entrevistados, 6,7% eram argentinos; 1,7% eram italianos;
1,5% eram chilenos; 1,5% eram paraguaios; e 1,3% eram norte-americanos.
Estratificando os gastos por
nacionalidade, a pesquisa constatou que o turista brasileiro que visita Natal
gasta em média, por dia, R$ 169,82, e o estrangeiro R$ 246,99. Quando somadas
as despesas de hospedagem, alimentação, transporte, diversão e compras, os
turistas gastaram, em média, R$ 5.001,83 em Natal – valor para três pessoas,
permanecendo em média 8 dias na capital. Em 2015, este mesmo valor era de R$
5.694,93, para uma permanência média de 9 dias; e o gasto médio diário, por
pessoa, chegava a R$ 210,92.
Com relação à faixa etária, a
maior parte dos visitantes (39,1%) tinham entre 36 e 50 anos; 23,9% tinham
entre 26 e 35 anos; 22,6% tinham entre 51 e 65 anos; e 10,1% tinham entre 18 e
25 anos. Os menores percentuais foram obtidos para a faixa etária acima dos 65
anos (3,2%), e para os que tinham até 17 anos (1,1%).
A renda individual mensal da
maior parte (56,4%) dos turistas entrevistados é de até R$ 6 mil. Outros 15,9%
dos participantes da pesquisa possuem vencimentos entre R$ 6.001 e R$ 9 mil;
10,8% ganham entre R$ 9 mil e R$ 12 mil; e 9,5% ganham acima dos R$ 12 mil.
A maioria (52,8%) dos
entrevistados teve sua viagem organizada por agências de turismo. Entre os
serviços mais solicitados estão reservas de hospedagem (50,8%); emissão de
bilhetes (43,9%; e definição de roteiros (31,8%). A grande maioria (87,7%) dos
turistas chegou à cidade através de avião, por meio de voo regular, sendo a Gol
a companhia que trouxe mais turistas para a cidade (41,7%); seguida da TAM,
companhia aérea que foi lembrada em 34% das respostas.
City tour (85,2% das respostas),
visitas a bares e restaurantes (84,3%), atividades náuticas (54,8%) foram as
principais atividades realizadas pelos entrevistados. Já locais como Pipa,
Genipabu, Maracajaú, Praia de Pirangi com ida ao maior cajueiro do mundo,
praias em geral e o Forte dos Reis Magos foram os locais mais visitados pelo
turista que visitou Natal em 2016.
O questionário foi aplicado
entre os dias 12 e 22 de janeiro deste ano, quando foram entrevistados 465
turistas. Por definição (adotada pelo Ministério do Turismo) é considerado
turista aquele visitante temporário, nacional ou estrangeiro, cuja residência
permanente é outra que não a cidade onde se realiza a pesquisa, que efetua pelo
menos um pernoite, permanecendo no local no mínimo 24 horas e no máximo 365
dias.
Fecomércio RN
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