SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ÓDIO: INIMIGO DE CORAÇÃO!

“Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam.” Lucas 6.27

Caminhando calmamente numa admirável tarde ensolarada e por uma das principais calçadas da cidade, observando o verde da praça, os pássaros sobrevoando sobre o velho e desfigurado Pé de Angico, crianças correndo, brincando no pátio da praça, pessoas conversando em frente as suas casas, umas dando gargalhadas e outras mais contidas. Seguindo adiante encontrei, nesta mesma calçada, um amigo sentado refletindo solitariamente em sua especial cadeira de balança.

Com um aspecto sério, mas despreocupado, me deu boa tarde, e eu lhe retribui a gentileza com um amigável aberto de mão. Iniciamos um agradável bate-papo. Com um discurso saudosista fez uma breve narrativa de sua vida quando moço. Sua expressão era de alegria contagiante, por alguns instantes parecia viajar no tempo, era como se estivesse revivendo todas àquelas emoções. Tratou de amizades, políticas e mulheres. Eu apenas ouvia. É muito importante você aprender a ouvir as pessoas mais velhas, suas histórias são belas lições para nós.

Mas algo inesperado aconteceu! Seu rosto mudou de cor avermelhando-se, as sobrancelhas abaixaram-se, trincou os dentes, fez um olhar de reprovação, ficou com os lábios trêmulos e de mãos rígidas apontou pra frente de uma determinada casa e disse – Eu tenho um ódio tão grande no coração de... Bom, eu não preciso relatar o resto. Ele me contou de que pessoa se tratava, e o “mal” que ela tinha feito a ele. Ali pude perceber o quanto ódio é inimigo da verdadeira felicidade. Enquanto ele não se lembrava daquele triste episódio que marcou sua vida negativamente, sua expressão até então era de um homem feliz. Mas o ódio disse naquele momento – Hei não te esqueças de mim! Estou andando com você! - E o tempo ficou sombrio. O sol se recolheu. A beleza desapareceu. O sorriu recuou.

Segundo os dicionários, ódio é um sentimento intenso de raiva. Traduz-se na forma de antipatia, aversão, desgosto, rancor, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo. O ódio é um dos piores inimigo do ser humano. Na verdade, o hospedeiro desse sentimento maléfico, nosso coração, é quem mais sofre com ele. Pessoas que abrigam esse sentimento envelhecem precocemente, e tem maior predisposição para doenças cardíacas. Mas a pior consequência é que ele mata a alma.

O remédio para o ódio é amar. Amar é tratar bem. Amar e respeitar. Amar é ser bom com você mesmo. Amar é se auto curar. Amar é se libertar. Amar é perdoar os outros e a você também. Que adianta odiar, quando sabemos que o ódio adoece, envelhece, e mata a felicidade, e a nossa alegria de viver. O tratamento muitas vezes tem que ser homeopático, com pequenas doses de mudanças nas nossas atitudes. Jesus nos ensina - AME SEUS INIMIGOS E FAÇA O BEM POR QUEM ODEIA VOCÊ. Por onde começar? Comece falando bem deles!

João Maria Martins Bezerra

Pastor/Pedagogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente