SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 30 de março de 2017

ESCLARECENDO FATOS SOBRE ENSINO INTEGRAL – Ponto de vista, fatos e interpretações ruins

Eu acho muito interessante algumas coisas que acontecem em Angicos.
Nesta quinta-feira, 30, me deparo com algumas alunas da escola Professor Francisco Veras fazendo insinuações sobre ser professor, sobre ensino integral e até fui marcado num post.
Ainda mais, como se eu estivesse contra a escola professor Francisco Veras.
Ou até mesmo contra o ensino integral, que está sendo implantado de forma pioneira naquela escola.
Acho que alguém está equivocado, mal informado, ou pior: mal intencionado.

Como não é meu objetivo me alongar numa discussão infrutífera, faço alguns esclarecimentos pontuais.

1º - Sou um dos grandes defensores do ensino integral, como estudioso da educação, acho que é o caminho para mudar pra melhor o sistema educacional brasileiro.
2º - Defendo há anos o ensino integral e faço explanações diversas na rádio onde apresento um programa jornalístico.
3º - Tenho amizade com praticamente todos os professores da escola Francisco Veras, assim como com muitos dos alunos que lá estão, pois vários já foram meus alunos.
4º - Conheço o grande potencial dos professores da escola, assim como o da direção, e sempre elogiei de público a capacidade destes.
5º - Meus comentários na rádio são sobre a forma como o MEC está implantando o ensino médio integral, sem estruturar de forma adequada as escolas, pois seria preciso mais tempo, pelo menos um ano, organizando o espaço de forma a começar o integral sem deficiências, bem diferente de agora, onde as escolas do estado (e do país) estão com carências de professores, de estrutura, de espaço, entre outras coisas.
6º - O que tenho dito é o que estão dizendo também os estudiosos, doutores, mestres, especialistas, que conhecem o assunto. Todos dizem que a discussão precisava ser alongada, e que a pressa em começar o ensino integral estão sendo ruim nesse início de implantação.
7º - Tenho certeza que em poucos anos, todas as escolas serão de ensino integral, isso está mudando a realidade de todos os países que adotam a nova forma.
8º - O problema de falta de estrutura não é apenas da escola Francisco Veras, mas sim, de várias do estado.
9º - Compare o leitor com as escolas técnicas federais, onde a estrutura é totalmente diferente. Nos IFRNs, a estrutura é totalmente diferente, e tudo já foi pensado antes, pra chegar num ponto futuro onde o ensino seria integral, mas a coisa é muito diferente quando se trata de escolas públicas estaduais.

Em breve volto a escrever mais sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente