quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Sesc reúne blocos carnavalescos na prévia do Terraço do Relógio


Nesta sexta-feira (14/02), acontece a 9ª prévia carnavalesca do Terraço do Relógio. Neste ano, o projeto cultural do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio reúne o tradicional Bloco Carecas, Poetas, Bruxas e Lobisomens, que há 16 anos anima os foliões de Ponta Negra, e a Orquestra Freviação de Santa Cruz, em cortejo pelas ruas do Centro de Natal.

A concentração será a partir das 17h30, na Praça do Estudante, com trajeto pelas ruas Ulisses Caldas, Câmara Cascudo em direção ao Sesc Cidade Alta. Ao chegar na unidade Sesc, os foliões serão recebidos com o show da potiguar Jaina Elne, às 19h, no espaço do Terraço do Relógio. O acesso é gratuito e o público pode vir fantasiado para entrar no clima festivo.

Sobre o Terraço do Relógio

Desde fevereiro de 2002, o Espaço Cultural Terraço do Relógio incentiva a cultura local, ao oferecer espaço para os artistas potiguares e possibilitar o surgimento de novos talentos. O projeto é realizado quinzenalmente, nas sextas-feiras, a partir das 19h e com acesso gratuito.

A história do relógio e da balaustrada, ambos localizados no Terraço, remonta ao início do século XX. Em 1911, o governador em exercício, Alberto Maranhão, solicitou a elaboração de um projeto de urbanização da área onde hoje existe o Sesc. No dia 11 de outubro deste ano, data do aniversário do governador, uma grande festa inaugurou a balaustrada, as colunetas com lâmpadas e o relógio, encomendados a uma empresa francesa. Uma estrutura de ferro fundido que mede 103 metros compõe a balaustrada.

O terreno que abriga a estrutura histórica foi doado ao Sesc em 1953 pelo prefeito em exercício, Creso Bezerra. Com o intuito de divulgar a importância histórica da estrutura e de fomentar a cultura, foi criado o projeto Terraço do Relógio. Emoldurado pela balaustrada, pelo relógio e pelas hastes de ferro seculares, o cenário é um convite à boa música, com atrações locais e serviço de bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente