Após perder a dianteira do
novo segmento das picapes médias-pequenas para a Renault Duster Oroch, a Fiat
dará o troco em outro nicho: o de compactos de entrada. Ambos fabricantes terão
novidades para o chamado segmento de entrada. Mas a italiana chegará antes com
o projeto X1H, cujo lançamento será no primeiro trimestre de 2016, enquanto o
Renault Kwid deve começar a ser vendido apenas no início de 2017. Tal como o
rival, o X1H tem chances de custar menos de R$ 30 mil. Após darmos em primeira
mão as projeções do modelo, foi a vez de revelarmos como serão suas linhas
finalizadas na última edição de Autoesporte, que chegou ainda em outubro às
bancas de todo o Brasil.
O hatch terá a frente alta
como no Uno, mas os faróis serão estreitos e invadirão as laterais. O capô
vincado morrerá na grade que marcará o novo estilo visual da marca. Na traseira
o X1H terá lanterna em formato redondo e acima dela uma peça plástica em black
piano fará conjunto com a tampa traseira que será toda em vidro.
Curiosamente, o compacto da
Fiat traz uma ousadia que o Volkswagen UP! Dispensou na sua tradução para o
mercado brasileiro: a tampa traseira em vidro, presente no VW fabricado na
Europa. Em espaço, o modelo se valerá da plataforma com entre eixos menores do
que os do atuais Fiat. Para você ter uma ideia, o Uno tem 2,37 metros, a mesma
distância do Palio Fire.
Especula-se que hatch o
substitua o Palio Fire e Uno Vivace. Porém, vale ressaltar que há tempos a
marca não retira um carro de entrada de linha, a única exceção foi o Mille por
conta da obrigatoriedade de airbag e freios ABS. A produção em Betim (MG)
começará ainda em 2015.
O X1H é construído em cima de
uma plataforma híbrida sendo que a parte da frente é a mesma dos novos Uno e
Palio enquanto a parte de trás é toda nova. A arquitetura foi toda reforçada
para o que modelo consiga boas notas nos testes de impacto.
A marca tinha planos de
estrear o novo motor 1.0 GSE de três cilindros e seis válvulas. Porém, o
projeto está atrasado e o hatch chegará ao mercado com o 1.0 EVO. Como é de
praxe a marca também planeja uma versão aventureira para o compacto que chegará
ao mercado até o fim de 2016.
Auto Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente