quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Após mais de quatro meses fechados, quiosques de praia reabrem em Natal

Quiosques voltaram a instalar barracas na praia de Ponta Negra, em Natal, nesta quarta (5) — Foto: André Silva
Após mais de quatro meses fechados, os quiosques de praia reabriram nesta quarta-feira (5), em Natal. A reabertura dos quiosques foi regulamentada pelo Governo do RN por meio de uma portaria. Em Ponta Negra, na Zona Sul da capital, as barracas voltaram a ser instaladas na areia da praia. Apesar disso, os donos de quiosques reclamam da falta de informação por parte do município e do estado.

André Henrique é dono do quiosque 4 na orla de Ponta Negra e decidiu retomar o serviço, suspenso desde março, nesta quarta-feira (5). "Era o prazo que tinha lá no decreto do estado. Mas a gente fica com medo de alguma fiscalização, porque tem muita desinformação. Não veio ninguém da prefeitura aqui dizer o que é que estava valendo. O decreto do governo diz uma coisa, o da prefeitura diz outra, aí ficamos com um sentimento de medo de estar descumprindo um dos dois", afirma.

De acordo com ele, as barracas foram instaladas com dois metros de distância umas das outras. Além disso, os garçons estão usando máscaras e há disponibilização de álcool em gel, além de reforço na limpeza dos cardápios.

O Estado deu início nesta quarta (5) à terceira fase da retomada das atividades econômicas que permitiu a reabertura de bares e restaurantes com mais de 300 metros quadrados, além de shoppings e academias com ar condicionado.

Em decreto publicado no dia 31 de julho, a prefeitura autorizou a venda de bebidas alcoólicas em quiosques nas praias da capital, além dos restaurantes e bares da cidade. "Para os quiosques situados nas orlas das praias urbanas e para os vendedores ambulantes, o horário é reduzido, das 11h às 19h, todos os dias da semana", informou o texto.

Porém, no mesmo dia, a Secretaria de Serviços Urbanos afirmou ao G1 que a orientação era de que os quiosques seguissem fechados, por serem equipamentos localizados na orla, e cuja abertura, portanto, deveria seguir orientação do governo do estado.

A reabertura dos estabelecimentos, que oferecem alimentos e bebidas a banhistas, está dentro da fração 1 da fase 3 da retomada das atividades econômicas, que estava prevista inicialmente para o dia 29 de março, mas foi adiada pelo governo para esta quarta (5).

Os quiosques estão fechados desde o final de março por causa da pandemia do novo coronavírus. O G1 mostrou que, com os quiosques de praia fechados em Natal, muitas famílias que dependem do negócio para sobreviver estavam enfrentando dificuldades.

Nesta terca-feira (4), o RN chegou a 52.566 casos confirmados de Covid-19 e 1.926 mortes pela doença. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) era de 62,3% na rede pública e de 37% na rede privada na terça.

G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente