SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Hospital Tarcísio Maia encerra leitos Covid-19 em Mossoró

“Dia 22 de agosto, o Hospital Regional Tarcísio Maia termina o processo de desinfecção da UTI utilizada para receber os pacientes de Covid 19. A UTI com vinte leitos foi aberta no dia 08 de abril de 2020 e hoje nós fechamos este ciclo. Gostaria de fazer um agradecimento a todos que colaboraram para que o SUS pudesse dar esse salto qualitativo na nossa região de Mossoró”.

A fala emocionada de diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia Herbênia Ferreira, traz a memória dos 136 dias de uma batalha vencida desde o início da pandemia até hoje, quando o Estado começa a estabilização e diminuição dos atendimentos de pacientes com Covid.

Hoje, o Tarcísio Maia conta com vinte leitos de UTI para outras patologias e 9 leitos para COVID, além de 7 leitos específicos de isolamento também para Covid.” É um fato que precisamos comemorar e agradecer e precisamos usar como uma força para continuar enfrentando os desafios que o SUS nos coloca e vamos vencendo um a um e superando todos os obstáculos. Agradecer a todos os funcionários que deram as mãos e enfrentaram com muita coragem e determinação e fez com que chegássemos até aqui”, disse a diretora.

Estiveram presentes 211 profissionais de saúde, entre médicos (22), enfermeiros (21), fisioterapeutas (36), técnicos de enfermagem (120) e higienistas (12). Que juntos cuidaram de 227 pacientes.

“É um momento histórico e nos toca profundamente, nos emociona. Queremos agradecer o empenho da Secretaria de Saúde, da Governadora Fátima e todos que colaboraram para que esse sonho fosse possível”.

A diretora homenageou, em especial, os pacientes e as famílias dos pacientes que estiveram no hospital. “Muitos deles tivemos a grata satisfação de estarmos próximos dos familiares, muitos saíram e venceram a covid, enquanto, para outros não foi possível, mas queremos homenagear a cada um deles, foi para eles que esse serviço foi aberto, que nós nos desdobramos e trabalhamos incansavelmente sem perder a esperança”, finaliza a diretora.

De acordo Milena Martins, assessora técnica da Sesap, a realização da reversão gradativa dos leitos covid do Hospital Tarcísio Maia para leitos destinados a pacientes do perfil não covid teve como suporte a inauguração de dez novos leitos de UTI do Hospital Regional de Assu.

Da mesma forma, a Sesap fará em breve no hospital Rafael Fernandes, onde existem 18 leitos Covid clínicos, com média de ocupação entre 4 a 5 pacientes por dia. Oito desses leitos serão destinados para outras patologias não Covid, possibilitando ao Hospital Rafael Fernandes voltar a ter leitos de retaguarda para o Hospital Tarcísio Maia, além de referência para doenças infectocontagiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente