quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Covid-19: RN tem maior percentual da população com comorbidades no Norte e Nordeste, diz IBGE

O Rio Grande do Norte tem o maior percentual da população com diagnóstico médico de alguma comorbidade, entre os estados do Norte e Nordeste. Ao todo, 23% dos potiguares apresentam doenças como diabetes, hipertensão, entre outras cardíacas, que podem agravar o quadro de coronavírus. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, divulgada nesta quinta-feira (20) pelo IBGE.

O instituto lembrou que as comorbidades podem tornar mais delicado o o quadro de paciente de pacientes com Covid-19, e, por isso, a questão foi incluída na pesquisa em julho. Considerados todos os estados do Brasil, os maiores percentuais de população com comorbidade são o Rio Grande do Sul (28,4%), Minas Gerais (27,4%) e Paraná (25,5%).

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados no boletim epidemiológico desta quarta-feira (19), cerca de 19% dos pacientes confirmados para Covid-19 tiveram alguma comorbidade relatada. Apesar de ser uma minoria no total, eles são a maioria na quantidade de mortes: 67%. Ao todo, 1.425 pessoas que morreram com a doença no estado tinham alguma comorbidade ou fatores de risco.

O levantamento também apresenta temas como testagem da população, estudantes com atividades durante o período de isolamento e pessoas em busca de trabalho.

G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente