SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Golpistas clonam perfis no Instagram para roubar dinheiro de contatos

Um novo golpe no Instagram está clonando perfis para pedir dinheiro aos amigos e familiares das vítimas. A denúncia foi feita por Jake Moore, especialista em segurança digital, e compartilhada no site WeLiveSecurity, ligado à empresa de tecnologia da informação Eset.  

A tática utilizada pelos criminosos surpreende pela simplicidade:

  • Eles escolhem um perfil na rede social e fazem capturas de tela das fotos postadas;
  • Se passando pela vítima, criam uma conta com nome de usuário parecido e dizem ter sofrido um "ataque hacker" no perfil original;
  • Postam as capturas de tela como se fossem as fotos reais das vítimas;
  • Seguem os amigos e familiares do perfil clonado (e quaisquer outras pessoas que engajem na conta original); 
  • Por meio de mensagens diretas, alegam ter perdido o acesso às contas em redes sociais e ao aplicativo do banco; 
  • Aproveitando-se da boa vontade dos amigos dos usuários, pedem que sejam feitos depósitos a uma conta do PayPal.
Após identificar o golpe, Moore tentou reproduzi-lo entre seus amigos para verificar quem cairia na história dos criminosos. Espantosamente, muitos deles teriam sido vítimas do golpe, já que se ofereceram para ajudar sem ao menos questionar o ocorrido. 
Perfil clonado no Instagram. Na bio:
"nova conta após perder o acesso à original!".
Imagem: Reprodução/WeLiveSecurity

Como se proteger?
De acordo o especialista, isso revela como as pessoas ainda precisam ser reeducadas para o ambiente virtual. Seguindo alguns passos simples, as potenciais vítimas poderiam evitar a efetivação de um golpe tão esdrúxulo como esse. 

Em primeiro lugar, é importante desconfiar de mensagens diretas, especialmente se elas vierem de "novas contas" criadas de uma hora para a outra. Depois, é prudente tentar contato com o amigo em questão por outros meios e/ou aplicativos, de modo a confirmar o ocorrido. 

No caso do print publicado pela WeLiveSecurity, a vítima estava prestes a enviar dinheiro ao golpista sem ter ao menos tentado checar a veracidade da história por outros meios. 

Moore destaca também que a aplicação do golpe é inviável para perfis fechados. Se a vítima tivesse uma conta privada, os criminosos não teriam como fazer capturas de tela das fotos publicadas, em primeiro lugar. 

E, por último, é sempre bom usar o bom senso - em qualquer ocasião. Mesmo em caso de perfis abertos, a Eset recomenda que os usuários sejam cautelosos com o que postam, tentando limitar a quantidade de informações pessoais compartilhadas.   

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente