SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 4 de agosto de 2020

WhatsApp ganha recurso de busca para combater Fake News

O WhatsApp está ganhando um novo recurso projetado para combater as Fake News que proliferam na rede: um sistema de busca integrado, que vai ajudar o usuário a checar rapidamente a veracidade de uma mensagem.

Funciona de forma bem simples: mensagens que sejam encaminhadas com frequência ganharão o ícone de uma lupa ao seu lado. Clicando na lupa, o conteúdo da mensagem é usado para fazer uma busca no Google. No exemplo abaixo, uma busca em uma mensagem sobre o uso de "água de alho" quente para curar a Covid-19 rapidamente revela, logo nos três primeiros resultados da busca, que se trata de Fake News.

Ícone da lupa ao lado de uma mensagem encaminhada permitirá buscar por seu conteúdo na Web. Foto: WhatsApp
Também com o objetivo de combater Fake News, em abril deste ano o WhatsApp passou a limitar o encaminhamento de mensagens "altamente encaminhadas" a apenas uma pessoa por vez. Segundo a empresa, a medida foi bem sucedida:

“Recentemente, introduzimos um limite para compartilhar ‘mensagens altamente encaminhadas’ em apenas um bate-papo. Desde a implantação desse novo limite, globalmente houve uma redução de 70% no número de mensagens altamente encaminhadas enviadas no WhatsApp”, afirmou um porta-voz do aplicativo, em comunicado.

A empresa também trabalhou em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para desenvolver um robô (bot) com informações confiáveis sobre a Covid-19, e publicou uma cartilha que ensina em cinco passos como identificar Fake News e evitar que elas se espalhem. 

Segundo o WhatsApp o conteúdo da mensagem é enviado direto ao navegador no PC ou smartphone e não passa por seus servidores, garantindo a privacidade do usuário. A ferramenta de busca já está disponível para usuários no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido, na versão mais recente do WhatsApp para Android. iOS, WhatsApp Web e na versão Desktop.

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente