terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Covid-19: infecção pode aumentar anticorpos por até 20 meses

De acordo com um novo estudo, as pessoas que já se infectaram com o vírus da Covid-19 podem ter seus anticorpos durando até 20 meses. Por mais reconfortante que pareça, os cientistas alertam que as novas descobertas não significam que os indivíduos estejam protegidos da reinfecção, enfatizando que as vacinas continuam sendo uma estratégia essencial na prevenção e contenção da doença.

“Este estudo nos diz que as pessoas têm anticorpos que permanecem após a Covid-19, mas não nos diz nada sobre imunidade, pois não sabemos qual nível de anticorpos naturais é necessário para proteção”, explicou Dr. Otto Yang, imunologista da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, que revisou o estudo.

Os pesquisadores mediram os níveis de anticorpos no sangue de 816 adultos americanos não vacinados para a pesquisa e depois, investigaram e encontraram anticorpos em 99% daqueles que disseram ter um resultado positivo no teste da Covid-19.

 

Além disso, 55% das pessoas que acreditavam ter o vírus, só que nunca foram testadas, enquanto 11% achavam que nunca se infectaram. “Quase todos com uma infecção documentada por Covid-19 tinham anticorpos e esses anticorpos parecem persistir por muito tempo”, comentou o autor do estudo, Dr. Dorry Segev, que também é cirurgião de transplante da Universidade Johns Hopkins.

 

Segundo ele, “nós realmente precisamos começar a incorporar anticorpos da imunidade natural no contexto da avaliação da imunidade, passando da verificação da vacina para a verificação da imunidade”. Porém, Segev segue afirmando que nenhum anticorpo é garantia de proteção.

 

EUA investigam startup que fornecia testes para Covid-19 que sempre davam negativo

Por outro lado, alguns estudos alternativos mostraram que os anticorpos naturais da Covid-19 diminuem com o tempo, em cerca de seis meses, segundo Yang. Enquanto o novo estudo analisou dados de um grupo de pessoas em um curto espaço de tempo, 25 pesquisas que analisam as mesmas pessoas em vários momentos mostraram que os anticorpos naturais caem, acrescentou.

 

Para o Dr. Len Horovitz, é importante ressaltar que só porque há anticorpos naturais não significa que se está protegido contra a reinfecção. “Os anticorpos podem durar meses no seu sangue, mas não sabemos o quanto você precisa estar protegido”, disse o pneumologista do Hospital Lenox Hill, em Nova York.

 

Inclusive, os anticorpos para a proteína no vírus SARS-CoV-2 só aparecem se você se recuperou da Covid-19, explicou ele.“Seja vacinado e reforçado quando puder, use máscaras em locais públicos , pratique o distanciamento social e fique em casa quando estiver doente”, concluiu Horovitz, que não esteve envolvido no estudo.


Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente