sábado, 16 de julho de 2022

Novo malware põe seus aplicativos de banco em risco; saiba se proteger

 Um novo malware com capacidade de roubar dados bancários de celulares Android está em circulação, segundo indica o Índice Global de Ameaças, relatório produzido pela empresa de cibersegurança Check Point Software e que analisa o cenário de ameaças no ambiente digital. O estudo, divulgado na última quarta-feira (13), identificou entre os atuais perigos virtuais o MaliBot - um tipo de vírus que utiliza Phising via SMS para induzir as vítimas a baixar um falso aplicativo de criptomoedas e compartilhar dados bancários com ele. Nas linhas a seguir, saiba mais sobre o trojan e veja como se proteger.

O que é o Malibot e como funciona?

O Malibot é um malware bancário que circula pelos dispositivos Android. Ele possui a capacidade de se disfarçar de aplicativos de criptomoedas com nomes diferentes e tem como objetivo de roubar informações bancárias dos usuários.

Para atrair as vítimas, o Malibot utiliza mensagens SMS de phishing para persuadir a pessoa a abrir um link e instalar um aplicativo falso. Uma vez instalado no aparelho, o malware consegue acessar seus apps de banco e, assim, extrair suas informações bancárias - como número da conta e do cartão de crédito - para, então, aplicar diferentes tipos de golpes

Para se proteger do Malibot e outros malwares maliciosos, o ideal é evitar abrir links potencialmente maliciosos.

Além disso, evite fazer download de arquivos cujos remetentes são suspeitos ou desconhecidos, seja por e-mail, SMS ou ainda aplicativos mensageiros. Vale mencionar também que, mesmo que a mensagem seja supostamente enviada por uma empresa ou instituição conhecida, é importante checar a veracidade da informação, acessando sempre sites oficiais para confirmação.

Fonte:olhar digital

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente