SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Angicos adere ao Programa de adoção de crianças “Atitude Legal”

Segundo estatísticas, aproximadamente 60% dos casos de adoções de crianças se concretizam obedecendo todas as formalidades legais exigidas pela legislação e pela Justiça da Infância e da Juventude. O município de Angicos aderiu ao Programa Atitude Legal e agora as mães que desejarem entregar seus filhos para adoção vão receber acompanhamento psicossocial.

  

O programa foi criado pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Rio Grande do Norte-CEIJ/TJRN. Visitaram o município Emiliana (Assistente social) e Cíntia ( Psicóloga do judiciário), participaram da entrega da placa o Prefeito Pinheiro Neto, Sheilla verde (primeira dama e secretária municipal de saúde), Thalma Pontes (Diretora), Cristiana Rocha (coordenadora de Enfermagem) Rayane (Assitente Social, representando a secretária de ação social Tereza Amália, Ana Izes (conselheira Tutelar), Paula Carvalho (Assistente Social da Equipe Multidisciplinar). 

 

Uma placa que marca a adesão do município ao programa foi entregue a direção do Hospital Municipal de Angicos. “As mães serão ouvidas e acolhidas pela equipe técnica responsável e receberão as orientações para formalização deste procedimento já no nascimento do bebê, no hospital”, explicou a Secretária de Saúde de Angicos.

 

O programa tem a parceria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e do Ministério Público do RN. O Atitude Legal articula e dá suporte para a formação dos profissionais de toda a rede (saúde, assistência e proteção social) que venham a atender estas mulheres desde o pré-natal até o nascimento da criança, ou seja, não somente nas maternidades, mas, também, nas demais Unidades de Saúde e outros órgãos, como os da Assistência Social, a exemplo dos CREAS e CRAS.

 

A equipe salienta que o objetivo do programa não é a entrega da criança para a adoção e sim o acolhimento e atendimento da mulher, sem constrangimento, de maneira humanizada para que esta possa fazer sua escolha de maneira consciente e segura. Outro objetivo de todo esse trabalho é evitar que ocorram irregularidades e crimes, como adoções ilegais, infanticídio, abandono e tráfico de bebês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente