SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

2019 foi o segundo ano mais quente já registrado


Se você estava na Terra no ano passado, deve ter notado que está fazendo bastante calor. Agora os cientistas confirmaram. De fato, 2019 foi o segundo ano mais quente já registrado, de acordo com dados do Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas da Europa divulgados nesta quarta-feira (8).

“2019 foi outro ano excepcionalmente quente. De fato, foi o segundo mais quente do mundo em nosso conjunto de dados, com muitos dos meses individuais quebrando recordes”, disse Carlo Buontempo, chefe do Serviço de Mudança Climática do Copernicus, em comunicado por e-mail ao Gizmodo.

De fato, setembro foi praticamente um forno em todo o mundo. O mesmo aconteceu com junho e julho, com julho sendo o mês mais quente já registrado na Terra. A onda de calor da Europa quebrou alguns dos mais antigos recordes de temperatura do mundo. Os EUA também lidaram com uma onda de calor desagradável. Nem mesmo o Ártico escapou.

A temperatura média anual de 2019 foi 0,6°C maior que a média entre 1981 e 2010. Isso coloca 2019 apenas 0,04°C mais frio que 2016, o ano mais quente já registrado. Os últimos cinco anos foram os cinco mais quentes já registrados. Esse calor é um dos sinais mais reveladores do impacto que a poluição de carbono está causando em nosso planeta.

E o calor não vai parar. Este é apenas o começo.

Grandes partes do Ártico sofreram com temperaturas mais quentes que o normal. O Alasca teve seu ano mais quente já registrado e estabeleceu outras anomalias estranhas, incluindo o primeiro dia de 90°F (ou 32,2°C) em Anchorage. O estado também sofreu grandes incêndios florestais, assim como a Sibéria e até a Groenlândia, que normalmente está congelada. Enquanto isso, o assentamento mais ao norte da Terra atingiu 70°F (ou 21,1°C) também pela primeira vez.

O calor também se espalhou pelo leste e sul da Europa, sul da África e Austrália. Na Austrália, o calor recorde e a seca prolongada criaram as condições perfeitas para os devastadores incêndios que o continente vem enfrentando. As previsões das mudanças climáticas mostram que, com mais calor, mais fogo também ocorrerá no futuro.

A última década foi a mais quente já registrada, e a próxima pode ser ainda mais quente. As consequências mortais do nosso mundo em aquecimento já estão aqui. E, a menos que os líderes mundiais abram mão do nosso atual modelo econômico baseado no consumo de combustíveis fósseis sujos, estamos caminhando em direção a um mundo sufocante e muito mais aterrorizante.

GizModo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente