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quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PRESIDENTE VAI ASSINAR ORDEM DE DUPLICAÇÃO DA BR 304 NA RETA TABAJARA

Quem dirige pela BR 304 sabe dos riscos que aparecem, seja em cada curva da estrada, nas suas subidas e descidas abruptas, nos contornos e retornos nas cidades fronteiriças ou no principal: duas vias movimentadas, que seguem lado a lado, sem proteções e com muitos excessos de velocidade.
Finalmente, parece, o fim de muitos acidentes vai chegar, pois a presidente Dilma Rouseff vai assinar a ordem de serviço da obra de duplicação da BR-304 no dia 23 de janeiro, durante a vinda a Natal para a inauguração da Arena das Dunas.

Infelizmente, porém, ainda não será desta vez que a principal rodovia de ligação entre três estados irá ser totalmente duplicada, pois nessa primeira etapa, será contemplada apenas a Reta Tabajara. O restante vem depois.

Orçada em R$ 233 milhões, a obra na rodovia inclui a duplicação de 16 quilômetros da Reta Tabajara, construção de oito viadutos e a abertura de marginais em 21,7 quilômetros da rodovia, situados entre o Viaduto Trampolim da Vitória, em Parnamirim, e o entrocamento com a BR-226. A previsão de início das obras é a segunda quinzena de fevereiro.


O Departamento Nacional de Insfraestrutura de Tranportes (DNIT) – responsável pelos serviços na BR-304 – também deverá iniciar neste ano as obras complementares na BR-101, que envolvem a construção de seis viadutos, de uma passagem inferior (trincheira) para acesso a Avenida Maria Lacerda Montenegro, além de ampliação das marginais entre o Viaduto de Ponta Negra e o acesso a Pium, em Parnamirim. A apresentação das propostas está marcada para o dia 26 de fevereiro.

Para os trabalhos na BR-304, a empresa contratada foi a gaúcha SBS Engenharia. De acordo com o DNIT, serão construídos oito viadutos, sendo três deles no entorno de Macaíba. Um deles será erguido no girador que fica antes da chegada ao município, no sentido Natal-Macaíba. Em seguida, um segundo viaduto terá lugar no cruzamento da Avenida Jundiaí (primeira entrada de Macaíba). Mais a frente, na entrada da cidade que dá acesso a Prefeitura, um terceiro viaduto será responsável pela ligação da Avenida Geraldo Melo/ Rua Severino Galdino Ribeiro com a rodovia.

A instalação de outros cinco viadutos está prevista para o trecho que antecede o girador de Macaíba, ligando marginais a BR, e também ao longo da Reta Tabajara. De acordo com o superintendente regional do DNIT, Walter Fernandes, as desapropriações não deverão ser um problema para a obra, visto que “cinco ou seis” propriedades localizadas nas proximidades da entrada de Macaíba deverão passar pelo processo, somando cerca de 6 mil metros quadrados de área. “Praticamente toda a rodovia está dentro da faixa de domínio do DNIT”, afirma.

Segundo Walter Fernandes, a obra na BR-304 vai trazer mais segurança e permitirá maior fluidez para o trânsito na região. “A duplicação e adequação da Reta Tabajara vai contribuir para a diminuição do número de acidentes com mortes e vai melhorar o trânsito, que hoje é complicado”, diz.

A expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que a duplicação da Reta Tabajara possa reduzir o número de acidentes de maior gravidade que ocorrem nesse trecho da BR-304. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, de 2012 para cá, esses 16 quilômetros da rodovia registraram três mortes em cada ano. Foram 13 feridos graves contabilizados em 2012 e mais 10 no ano passado.

“A BR-304 perde para a BR-101 em número absolutos de acidentes, mas em gravidade ela supera”, explica o inspetor da PRF, Everaldo Morais.


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