SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 4 de março de 2022

UFERSA é a primeira universidade pública do Estado a retornar com aulas presenciais

Foto: Rachel Amorim.

Após dois anos desde o início da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) reabriu suas portas nesta quinta-feira, 3. Depois do período difícil e desafiador de ensino remoto, a instituição se preparou para o retorno gradual e seguro que foi tão aguardado pelos estudantes. A UFERSA é a primeira universidade pública do Estado a retornar suas aulas presenciais.

 

O cearense Dorico Germano está nos últimos períodos do curso de Engenharia Florestal e voltou à universidade tendo aulas práticas. Para ele, o ensino remoto foi muito desafiador, e apesar de morar fora, o estudante se mostrou a favor das aulas presenciais. “Eu fui a favor, porque não aguentava mais estar em casa. Apesar de não morar aqui, eu prefiro estar perto da universidade, dá um incentivo maior para a pessoa estudar”, conta.

 

Vitor Araújo também é de outra cidade e expõe suas impressões sobre o primeiro dia de retorno. “Eu já cheguei a fazer algumas visitas durante a pandemia por causa dos projetos, mas por enquanto estou achando bem tranquilo”, afirmou. Apesar de perceber pouco movimento, os cuidados não deixam de existir, e o aluno procura sempre estar usando máscara, além de carregar o próprio álcool em gel.

Há também quem está vindo à universidade pela primeira vez, como é o caso de Matheus Gomes. O estudante de Ecologia iniciou o curso em 2020 quando a pandemia da Covid-19 estava no início e por isso está animado para conhecer a UFERSA. Ele também foi a favor do retorno presencial, mas entende que o momento é delicado. “Eu sou mais a favor agora que tomei a vacina, e que tenho certeza de que a maioria da minha turma também já tomou, mas se for necessário voltar ao ensino remoto eu não serei contra”, pondera Matheus.

 

No último dia 23 de fevereiro, o Comitê Permanente de Biossegurança da UFERSA divulgou nota que recomendava o retorno presencial. A alegação teve como base os indicadores epidemiológicos como queda da taxa de transmissibilidade, ocupação de leitos e número absoluto de casos da Covid-19 nas últimas duas semanas.

 

CANAIS OFICIAIS – Os estudantes que ainda tiverem alguma dúvida sobre o funcionamento das diversas unidades da Universidade, a recomendação é para que busquem os canais oficiais que são disponibilizados no site da UFERSA. Na Pró-Reitoria de Graduação, a PROGRAD, os discentes vão encontrar informações sobre os cursos, componentes curriculares, calendário acadêmico, entre outras. Na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a PROAE, as informações são os serviços oferecidos aos estudantes, como moradia, restaurante, esportes, auxílios permanência, além dos serviços de nutrição, psicologia, orientação pedagógica, serviço social e odontologia.

 

Na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a PROEC, o estudante terá acesso às informações sobre os projetos e programas que são desenvolvidos da referida Pró-Reitoria e os caminhos para o engajamento nas atividades. E na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a PRPPG, para os estudantes de graduação as orientações são voltadas para os estudantes que desejam se engajar na iniciação científica.

 

A UFERSA disponibiliza ainda dentro do Portal da Institucional uma página voltada exclusivamente para a Covid-19, onde são disponibilizadas as informações referentes ao combate à pandemia (https://covid19.ufersa.edu.br/ . Outras informações também poderão ser obtidas diretamente com o Comitê Permanente de Biossegurança. Ainda no Portal da UFERSA os usuários vão encontrar informações sobre o funcionamento das bibliotecas e também sobre as ações inclusivas da CAADIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente