SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

CANOS DA ADUTORA DE JUCURUTU COMEÇAM A CHEGAR AO MUNICÍPIO

Na tarde de ontem, quinta-feira (16), a tubulação que será usada para a construção da adutora de Jucurutu, no modo engate rápido, começou a chegar ao município. A obra deve demorar 30 dias para ficar concluída.

A primeira de oito cargas da tubulação foi descarregada no Parque de Vaquejada, no bairro Freitas. O transporte do material será feito por oito veículos vindos diretamente de São Paulo (SP).

A obra, que vai abastecer a cidade de Jucurutu com água da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, está orçada em quase R$ 3 milhões. Será paga com recursos do Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional.

A cidade de Jucurutu, assim como várias outras cidades do Rio Grande do Norte, está sem água distribuída pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, há vários meses, devido a seca. Está sendo abastecida com carro pipa.

A solução encontrada pelo Governo foi instalar uma adutora de engate (depois pode ser desmontada e levada para outro local que precise) para abastecer emergencialmente a cidade com água captada de um local mais profundo da barragem Armando Ribeiro.


Este reservatório já abastecia Jucurutu, que tem quase 18 mil habitantes, porém secou com a estiagem. Atualmente a Barragem Armando Ribeiro, que tem capacidade para armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, está com manos de 34% de sua capacidade.

Pau dos Ferros


O colapso na Barragem de Pau dos Ferros, a solução mais viável para abastecer a cidade de Pau dos Ferros também seria instalar uma adutora de engate a partir da Barragem de Santa Cruz, em Apodi. Este investimento, entanto, está em fase de projeto na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Enquanto esta obra não sai do papel, a cidade está sendo abastecida com carro pipa. O pouco de água que recebe do sistema da CAERN está sem condições de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente