SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

UFRN REGISTRA PRIMEIRO TREMOR DE 2014 EM PEDRA PRETA

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou um novo tremor no município de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal, ocorrido no fim da tarde desse domingo (5). De acordo com o laboratório, a magnitude registrada foi de 1.9 na escala Richter.
A base identificada como RCBR registrou o tremor de 1.9 em Pedra Preta
Registrado pela estação de Riachuelo, esse foi o primeiro evento sismológico notado pela estação em Pedra Preta neste ano. A atividade sísmica na cidade já dura mais de três anos, tendo registrado diversos tremores de magnitude acima de 3 graus na escala Richter, causando pequenos danos estruturais e assustando a população.

O laboratório mantém o informe de que a atividade pode evoluir, mas que não há como prever a frequência nem a intensidade dos sismos. Durante o fim do ano passado, o município registrou uma intensa atividade sísmica, com sequência iniciada no fim do mês de outubro até meados de dezembro. Registrados quase diariamente, os tremores de terra em Pedra Preta chegaram a registrar 3.7 graus na escala Richter.

Nesse período, a população ficou assustada, aulas foram suspensas, e casas e escolas, entre outros imóveis, tiveram paredes e pisos rachados. Apesar de ser considerado de baixa intensidade em relação à abrangência da escala, especialistas afirmam que os danos observados na cidade são devido à estrutura precária dos imóveis e pela não aplicação de medidas antiterrores nas construções.


O último tremor registrado em Pedra Preta no ano de 2013 foi no dia 26 de dezembro, com magnitude de 2.3 graus na escala Richter. O evento foi registrado às 13h25 no horário local e foi maior que outros dois eventos ocorridos na madrugada daquele dia.
Tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente