SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 7 de março de 2022

Comitê Científico vai discutir liberação do uso de máscaras no RN, diz Cipriano Maia

O secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, declarou que é necessário discutir a liberação das máscaras no Rio Grande do Norte. De acordo com ele, haverá uma discussão em conjunto com o Comitê Científico para definir a retirada da obrigatoriedade de utilização do equipamento.  A fala foi dada em entrevista ao Bom Dia RN/InterTV Cabugi na manhã desta segunda-feira 07.

 

“A gente [vai] começar a discutir a mudança das medidas restritivas, como o uso de máscara em todos os ambientes. Bom destacar: se você está sintomático respiratório, continuar usando máscara em qualquer circunstância, mesmo depois de anunciada a liberação. Então, hoje nós vamos reunir o Comitê Científico – que tem nos orientado desde o início da pandemia, com toda a propriedade, com todas as análises e tendências, com observação do que ocorre no mundo e nos outros estados – para que a gente possa tomar medidas seguras, não adianta estarmos apressados”, disse Cipriano.

 

Segundo o secretário, a discussão vai se basear na liberação primeiro em ambientes abertos, mas a utilização do material deverá continuar em locais fechados e com aglomeração.

“Há pouca efetividade” das máscaras em ambientes abertos, afirma diretor do LAIS

 

Em declaração dada ao Bom Dia RN/InterTV Cabugi, o diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da UFRN, Ricardo Valentim disse que o uso de máscara em ambientes abertos tem pouca efetividade no cenário atual da pandemia do novo coronavírus. Com isso, a possibilidade de flexibilização do item é vista como cada vez mais próxima pelos especialistas na área. A entrevista foi realizada na última sexta 04.

 

“Com relação a efetividade de máscaras em ambientes abertos, esse é um ponto que já deverá ser discutido e também entrado na pauta do dia no Brasil todo. Nós estamos vendo Brasília, Rio de Janeiro já retirou as máscaras desde o mês de outubro. Em ambientes abertos já é desobrigado. Passou a ser facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos. Eu acho que o Rio Grande do Norte deverá entrar nessa discussão”, disse. A medida deve ser avaliada tanto pelo Comitê Científico estadual, como os dos municípios, segundo Ricardo. Neste sentido, o uso de máscaras pode permanecer apenas nos transportes públicos, ambientes fechados e com aglomeração.

 

“Quando a gente olha para a máscara em ambientes abertos, há pouca efetividade, sobretudo quando nós temos um número grande de pessoas vacinadas”, complementou Ricardo lembrando do cenário de grande adesão da vacinação no Rio Grande do Norte.

 

A decisão sobre a retirada da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos só poderá ser aceita dependendo do cenário epidemiológico nos meses de abril e maio, caso não haja aumento dos casos de Covid-19. “Pode se discutir também a retirada, o tornar facultativo, o uso de máscaras em ambientes fechados”, comentou Ricardo.


AgoraRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente