Gasolina mais limpa reduz emissão de poluentes, aumenta vida
útil do motor e reduz conta de manutenção
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Ofuscada pela celeuma irresponsável sobre a (quase) continuidade por mais dois anos de produção de modelos sem airbags e ABS de série, uma ótima notícia passou praticamente despercebida. Desde 1º de janeiro último, toda a gasolina comercializada no Brasil terá teor de enxofre de apenas 50 ppm (partes por milhão), a chamada gasolina S-50.
Antes a especificação da ANP
(Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) era de absurdas
800 ppm, embora a Petrobrás já viesse reduzindo bastante essa carga ao longo
dos anos. Ajudou a mistura com etanol que tem zero de enxofre.
Os benefícios atingem motores
futuros, com tecnologias avançadas (por exemplo, diminui consumo em conjuntos
com injeção direta estratificada) e os atuais. Nestes haverá redução de
depósitos e contaminação do óleo, diminuição de poluentes, além de menor teor
de aromáticos e olefínicos.
Por fim, a gasolina S-50 é
menos sujeita à oxidação e à consequente formação de goma e seus depósitos
indesejáveis. Oxidação, fenômeno natural de envelhecimento do combustível, pode
ser retardada em no mínimo três vezes -- de três meses para nove meses ou mais.
Desentendimento inacreditável
entre ANP e Petrobras adiou por 18 meses, até julho de 2015, a aditivação
obrigatória de toda a nova gasolina, hoje opcional. A Agência quer adição feita
nas refinarias (monopólio da estatal) e a empresa desejava empurrar para as
distribuidoras. Como a regulamentação é de 2009, dá para ver mais uma vez como
o governo federal administra mal suas próprias decisões.
GASOLINA MELHOR ALIVIA BOLSO
Graças a essa gasolina de
maior qualidade, as operações (desnecessárias na maioria das vezes) de limpeza
de válvulas injetoras e corpo de borboleta perderão o sentido. Era hora também
de pelo menos dois fabricantes, Ford e Volkswagen, cancelarem a discutível
troca de óleo do motor a cada seis meses. Trata-se de desperdício financeiro
para os motoristas, com reflexos ambientais.
Assim, o combustível fóssil se
alinha às melhores especificações mundiais, embora alguns países já ofereçam a
S-10 -- 10 ppm de enxofre (no Brasil só a gasolina Podium, da Petrobras).
E A FORÇA DO ETANOL?
Por outro lado, não se cogita
de incentivar o aumento de eficiência energética no uso de etanol em motores
flex. Estudo interessante foi apresentado em recente seminário do Instituto
Nacional de Eficiência Energética. Entre 1983, quando se criou o programa de
economia de combustível, e 2013 o consumo médio de gasolina dos motores dos
quatro maiores fabricantes evoluiu 21% e o de etanol, apenas 7%.
A comparação em MJ/km, mais
adequada por compensar a diferença de conteúdo energético entre os dois
combustíveis, mostrou que a média atual favorece em 1,5% o uso de gasolina nos
motores flex. Como se trata de média há motores melhores e piores, quanto a
esse indicador. No programa Inovar-Auto, cujo maior mérito é impor menor
consumo, erroneamente não há distinção entre os dois combustíveis.
Já se sabe que tecnologias
como injeção direta e turbocompressor são favoráveis ao etanol em motores flex.
Isso acaba de se comprovar na unidade turboflex do BMW 320i. Embora sem
fornecer dados de consumo, a fábrica estima que bastam 25% de diferença no
preço dos postos para garantir menor custo/km ao rodar com etanol.
UOL
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