SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 14 de julho de 2022

RN aguarda orientação do Ministério da Saúde para iniciar vacinação contra a Covid em crianças de 3 a 5 anos

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar, de forma emergencial, a utilização da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos, contra a Covid-19, o Rio Grande do Norte ainda não tem previsão para início do uso do imunizante nesse público.

 

Ao g1 RN, Secretaria Estadual de Saúde Pública informou nesta quinta-feira (14) que aguarda orientações do Ministério da Saúde e a inclusão das doses no Programa Nacional de Imunização (PNI), para distribuir as vacinas aos municípios potiguares.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal também não informou data para iniciar a aplicação da vacina no novo público. Na segunda maior cidade do estado, Mossoró, a secretaria municipal disse que iniciará a vacinação logo que o Ministério da Saúde incluir a vacina no PNI.

 

A aprovação da Anvisa ocorreu na quarta-feira (13), e, logo após, o Instituto Butantan, que produz a vacina, solicitou a inclusão da CoronaVac no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças de 3 a 5 anos.

 

CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos é aprovada pela Anvisa; decisão foi unânime

 

Em algumas cidades do país, já houve definição sobre o início da vacinação. No Rio de Janeiro, a prefeitura da capital definiu que vai vacinar crianças de 3 e 4 anos contra a Covid a partir desta sexta-feira (15).

 

Confira, abaixo, perguntas e respostas sobre a imunização das crianças de 3 a 5 anos:

 

A vacina é a mesma usada em adultos?

 

Sim. Crianças de 3 a 5 anos receberão a mesma dose que hoje é aplicada nas faixas etárias de 6 a 17 anos e nos adultos. Segundo a Anvisa, estudos indicam que a CoronaVac gerou até quatro vezes mais anticorpos contra a Covid-19 no grupo de 3 a 5 anos do que em adultos.

 

É seguro vacinar as crianças?

 

A decisão da Anvisa é de que a CoronaVac é eficaz e segura para esse público. Estudos apontaram que o imunizante diminui mortes, hospitalizações e a circulação do vírus.

 

Quais vacinas foram liberadas para esse público?

 

Atualmente, para a faixa etária entre 3 e 5 anos, somente a CoronaVac tem aprovação pela Anvisa, mas ainda precisa ser adicionada ao PNI pelo Ministério da Saúde para começar a ser aplicada.

 

A vacina da Pfizer pode ser aplicada em pessoas a partir de 5 anos e a CoronaVac já utilizada para quem tem a partir de 6 anos.


G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente